Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)
Parceiros:
Junta de Freguesia de Ponta Garça
Associação de Pais da EBI de Ponta Garça
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem representa um ecossistema terrestre (parque), ilustrado de forma lúdica e educativa. Podemos identificar diversos elementos bióticos (seres vivos: pessoas, animais e plantas) e abióticos (não vivos: Sol, água, ar, vento)) que compõem esse ecossistema. Para além disso, podemos observar também ações e tecnologias sustentáveis, nomeadamente, plantio de árvore, reciclagem (ecoponto verde com símbolo de reciclagem), uso de energia solar (painel solar), energia eólica e transporte sustentável (bicicleta).
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Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida para representar o nosso projeto “Muros com Vida” por ilustrar, de forma clara e apelativa, a harmonia entre o ser humano e a natureza, em linha com os temas base do Programa Eco-Escolas: Água, Resíduos e Energia, bem como com os temas do ano, que incluem a Biodiversidade e a Alimentação Saudável e Sustentável.
Na ilustração, observa-se um ambiente natural equilibrado, onde a biodiversidade é valorizada através da presença de diversas espécies animais e vegetais. As personagens humanas representadas estão ativamente envolvidas em práticas sustentáveis como a plantação de árvores, a reciclagem e o uso de energias renováveis (painel solar e aerogerador). Estes elementos reforçam a importância da educação ambiental e da ação local para a sustentabilidade global.
A imagem transmite ainda valores essenciais como o respeito pela natureza, a participação ativa da comunidade escolar, e a preservação dos ecossistemas, pilares fundamentais do nosso projeto.
“Muros com Vida” pretende revitalizar e valorizar os espaços naturais da escola e da comunidade, criando áreas verdes, promovendo a agricultura biológica e protegendo a biodiversidade local. Esta imagem representa de forma ideal a missão do nosso trabalho: construir um futuro mais verde, mais saudável e mais consciente.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A criação do mural resultou de um trabalho colaborativo e interdisciplinar, envolvendo alunos, professores e assistentes operacionais. Iniciámos o processo com sessões de sensibilização sobre os temas do Programa Eco-Escolas 2024/25, como a biodiversidade, os resíduos, a energia e a alimentação sustentável. Seguiu-se uma fase de brainstorming, onde os alunos partilharam ideias e desenharam propostas.
Com base nas sugestões recolhidas, foi elaborado um esboço final, que integrou elementos representativos das boas práticas ambientais e da vida em equilíbrio com a natureza. O mural foi depois pintado de forma participada, promovendo o espírito de equipa, a criatividade e o sentido de responsabilidade ambiental. Todo o processo valorizou a expressão artística como ferramenta de educação ambiental e de cidadania ativa, reforçando o compromisso da comunidade escolar com a construção de um futuro mais sustentável.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O mural “Muros com Vida” contou com a participação ativa de alunos desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos. Este envolvimento alargado permitiu uma abordagem inclusiva e colaborativa, reforçando o sentido de pertença e responsabilidade ambiental de toda a comunidade escolar.
As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo participaram sobretudo na exploração dos temas através de histórias, canções, desenhos e pequenas atividades de expressão plástica, contribuindo com ideias simples mas simbólicas para o mural. Os alunos do 2.º ciclo colaboraram na fase de conceção, propondo elementos visuais e mensagens relacionadas com a biodiversidade, reciclagem, energia e respeito pela natureza.
Já os alunos do 3.º ciclo estiveram envolvidos mais diretamente na planificação, desenho e pintura do mural, aplicando conhecimentos adquiridos nas áreas das Ciências, Educação Visual e Cidadania. Todo o processo promoveu a criatividade, o trabalho em equipa e a educação para a sustentabilidade, pilares do Programa Eco-Escolas.