Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Colégio Adventista de Setúbal (Setúbal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Tivemos a parceira das Famílias das nossas crianças (pais, avós, tios, irmãos,
etc.), assim como a parceria da Direção do nosso Colégio.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na nossa pintura está representado um ecossistema rico e equilibrado, onde podemos
identificar diversos elementos naturais. Observam-se seres vivos como abelhas,
caracóis, borboletas, joaninhas, pássaros e árvores frutíferas, bem como componentes
do meio como folhas, flores e frutos. Todos estes elementos interagem entre si,
contribuindo para o equilíbrio do ecossistema representado.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem está alinhada com o Projeto Educativo do Colégio e com os
projetos desenvolvidos em sala, que têm como base a valorização, o reconhecimento e a
preservação da Natureza. Através deste mural, pretendemos apresentar às crianças os
animais, as cores, os elementos naturais e sensibilizá-las para a importância de os saber
identificar e cuidar, promovendo desde cedo o respeito pelo que a Natureza nos oferece.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do nosso mural surgiu não apenas da vontade de dar uma nova vida a este
espaço, mas também como forma simbólica de assinalar o Dia da Família. A atividade
envolveu uma dinâmica de partilha e colaboração entre crianças e famílias, onde
passámos uma tarde divertida, com direito a piquenique, criatividade e muito
companheirismo. Através deste momento, reforçámos a ideia de que o amor está
presente em tudo — inclusive no cuidado e preservação da Natureza.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças participaram nesta atividade desde o berçário até ao 4.º ano de escolaridade,
estando todas envolvidas na criação do nosso mural.
Para garantir uma organização eficaz, em Conselho foi decidido distribuir as tarefas da
seguinte forma: o berçário e a sala 2 (1-2 anos) ficaram responsáveis pelas abelhas; a sala
3 (2-3 anos) pelas folhas; a sala 4 (grupo misto do pré-escolar) pelos caracóis; e a sala 5
(dos 4 aos 6 anos) pelas flores.
No 1.º ciclo, o 1.º ano criou borboletas, o 2.º ano pássaros, o 3.º ano joaninhas e o 4.º ano
frutas.
Assim, todas as idades contribuíram, com criatividade e empenho, para esta obra Coletiva.