Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Portalegre

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi retratado um pequeno ecossistema da zona natural protegida mais próxima da escola, pertencente ao Parque Natural da Serra de São Mamede. São destacados elementos que são espécies protegidas e caraterísticas da região como a Águia de Bonelli, o Sacarrabos e a Víbora Cornuda, e ainda o Sobreiro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A maioria destes alunos residem em zona protegida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, e vivem rodeados por ecossistemas parecidos ao retratado. Para eles, proteger a biodiversidade que os rodeia é sem dúvida uma preocupação. Por considerarem importante a preservação das espécies autóctones, a proteção dos ambientes naturais e ao mesmo tempo alertar a comunidade para a sua importância, os alunos do 5º B desenharam uma paisagem natural com caraterísticas muito próprias da região onde vivem, Portalegre, no Alto Alentejo.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na elaboração do mural estiveram envolvidas disciplinas como Ciências Naturais, Viver na Escola, Educação Visual e Tecnológica e História e Geografia de Portugal. Os alunos foram distribuídos por grupos de trabalho, que, de forma articulada e colaborativa desenharam e pintaram o Mural , tal como ele se apresenta.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O escalão etário dos alunos da turma envolvidos no projeto varia entre os 10 e os doze anos, e pertencem a uma turma de 5º ano de escolaridade .
O facto de termos realizado várias visitas de estudo e aulas de campo no espaço exterior, em zona pertencente ao referido PNSSM, tornou-se o motivo principal para estimular a apelar à preservação ambiental e da biodiversidade local. Retratar, desenhando e pintando o que foi observado, como forma de mostrar a toda a Comunidade Escolar e até mesmo a todos os cidadãos, tornou-se a forma mais fácil de envolver os alunos.