Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB/JI A Lã e a Neve (Covilhã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Pêro e o mundo

Parceiros:
União de freguesias Covilhã e Canhoso.
Pais/família dos alunos

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Estão presentes na figura elementos relacionados com a localidade em que está inserida a escola,(Serra da Estrela); com o patrono do Agrupamento (Pêro da Covilhã) e com o meio ambiente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos decidiram dar continuidade ao trabalho realizado no mural pintado ano passado sobre o ecossistema da Serra da Estrela, uma vez que estamos situados na encosta da serra, junto ao parque botânico da cidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Ao longo do ano, foram tratados diversos temas sobre a Serra da Estrela, em que os alunos fizeram pesquisas e apresentaram trabalhos, nomeadamente:
A importância dos rebanhos da serra para a vida da comunidade e para os lanifícios. Trabalharam o ciclo da lã.
Associado aos rebanhos, foram tratados os pastores, os cães da serra e os lobos.
Em relação aos pastores, foi trabalhado o seu vestuário (o burel, tecido resistente). Ainda foi trabalhado o papel do cão na proteção dos rebanhos contra os lobos, e no companheirismo que faziam ao pastor.
Pêro da Covilhã, figura importante da história nacional relacionada com a descoberta do caminho terrestre para a Índia, foi trabalhado aquando das comemorações do patrono e relacionado com as especiarias e ligação às ervas aromáticas que foram plantadas na escola.
Foi ideia dos alunos desenhar o globo e os livros para mostrar o papel da educação e da sensibilização para juntos construirmos um mundo melhor.
O desenho das folhas resultou da observação dos carvalhos semeados no outono (10 de novembro - comemoramos o dia da bolota) e das faias.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são do pré-escolar e do 1º ciclo, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos.
Os temas foram tratados ao longo do ano, na escola de acordo com o plano delineado no inicio do ano. Por exemplo, pelo carnaval foram vestidos de ovelhas e pastores no desfile porque era o tema que estávamos a tratar/pesquisar.
Os temas foram apresentados aos alunos de forma a darem a sua opinião e a serem agentes ativos nas suas aprendizagens.
As pesquisas foram feitas pelos alunos com orientação dos professores e outras foram feitas em casa com os pais e ainda foram realizadas saídas para que pudessem observar.