Escola EB/JI do Seixo (Gondomar)
Parceiros:
O projeto contou com o envolvimento direto da Associação de Pais, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Gondomar, que apoiaram logisticamente e simbolicamente a iniciativa, reforçando os laços entre a escola e a comunidade envolvente.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A nossa escola participou no concurso Muros com Vida com a criação de um mural educativo e artístico que valoriza a biodiversidade e a sustentabilidade. O trabalho representa diferentes ecossistemas essenciais ao equilíbrio do planeta: ecossistema terrestre natural, marinho, fluvial (rios), do solo, do bosque e da floresta autóctone.
A pintura mural, acompanhada por uma intervenção no chão, foi realizada, em colaboração, por alunos, professores, assistentes operacionais, pais e entidades locais. Este mural surge como uma homenagem à riqueza natural do planeta e à importância da ação humana na sua proteção.
Ecossistemas Representados:
Ecossistema Natural Terrestre - andorinha, lobo, morcego
Ecossistema Marinho - caranguejo, cavalo marinho, concha, coral, estrela do mar, golfinho, peixe, polvo, tartaruga
Ecossistema de Rios - castor, enguia, flamingo, libélula, lontra, pato, salmão, sapo
Ecossistema dos Solos - aranha, besouro, cogumelo, caracol, formiga, raízes, solo
Ecossistema de Bosque - arbusto, carvalho, coelho, tronco, folhas, ramos, galhos
Floresta Autóctone - carvalho, castanha, castanheiro, esquilo, javali, lince, ouriço, pinheiro
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida para o mural representa simbolicamente a responsabilidade humana na preservação do planeta. Ao centro, o planeta Terra é sustentado por duas mãos, que simbolizam o cuidado, a proteção e o papel ativo de cada um na construção de um mundo mais sustentável. Em redor, estão representados vários ecossistemas — marinho, fluvial, terrestre, solos, bosque e floresta autóctone — refletindo a biodiversidade que nos rodeia e a interdependência entre todos os seres vivos.
Cada elemento foi cuidadosamente selecionado para transmitir uma mensagem educativa e de sensibilização ambiental, reforçando a ideia de que o equilíbrio ecológico depende do respeito e da ação consciente de todos. A escolha desta composição visual pretende também despertar nos alunos e na comunidade o sentido de pertença e a urgência de preservar os recursos naturais.
O mural é, assim, uma manifestação artística e pedagógica que traduz os valores do programa Eco-Escolas e o compromisso da nossa escola com a sustentabilidade e a cidadania ambiental.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A criação do mural resultou de um processo colaborativo, interdisciplinar e participativo, que envolveu toda a comunidade educativa. O ponto de partida foi a reflexão em torno dos ecossistemas e da importância da sua preservação, integrada no trabalho desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas.
Os alunos participaram em sessões de sensibilização e investigação sobre os diferentes ecossistemas (marinho, fluvial, terrestre, solos, bosque e floresta autóctone), identificando espécies, ameaças e formas de proteção. Com base nesse trabalho, foram feitos esboços e propostas visuais, que serviram de base para a conceção do mural.
A fase seguinte consistiu na planificação do espaço, escolha de cores e organização dos elementos visuais. O mural foi pintado com a colaboração de alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, promovendo o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e o envolvimento comunitário.
A metodologia privilegiou a articulação entre áreas curriculares (Estudo do Meio, Educação Visual, Cidadania), a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de competências criativas e ecológicas, transformando o espaço escolar num veículo de educação ambiental e artística.
Criámos também um QR Code que leva qualquer pessoa ao coração deste projeto. Incluímos Braille, porque um mundo melhor tem que ser visível por todos - mesmo por quem não vê com os olhos.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto envolveu crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os 3 e os 10 anos. A participação foi organizada de forma adequada às diferentes faixas etárias, assegurando o envolvimento ativo e significativo de todos os grupos.
As crianças do pré-escolar participaram em atividades de sensibilização e exploração sobre a natureza e os ecossistemas, através de histórias, jogos, canções, observação de imagens e expressão plástica. Estas experiências despertaram a curiosidade e lançaram as bases para a compreensão dos temas representados no mural.
Os alunos do 1.º ciclo, por sua vez, aprofundaram os conhecimentos sobre os ecossistemas através de investigações e debates. Foram envolvidos na conceção das ideias para o mural e na sua execução, colaborando na pintura, colagem e organização dos elementos visuais.
Todo o processo foi desenvolvido em articulação entre educadoras, professoras, assistentes operacionais e famílias, promovendo a cooperação, a educação ambiental, a expressão artística e o sentimento de pertença à escola.