Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

pintura finalizada da pintura , do mural, muros com vida.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Um dos principais parceiros deste projeto foi o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, e da Câmara Municipal de Leiria, que nos apoiou ao longo de todo o processo, incentivando a ligação entre a arte urbana e a sensibilização ambiental. Foi também estas entidades que nos facultaram as tintas utilizadas na pintura do mural, permitindo dar vida e cor à nossa proposta.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Memória Descritiva – Concurso "Muros com Vida"
Tema: A Biodiversidade de Monte Real
A atividade desenvolvida no âmbito do concurso "Muros com Vida" teve como principal objetivo representar, através da pintura mural, a riqueza do ecossistema local, destacando a biodiversidade existente em Monte Real, uma região banhada pelo rio Lis e caracterizada por uma vegetação abundante.
O processo criativo teve início com a observação direta da natureza. Ao longo de vários anos, realizámos diversas saídas com as crianças do pré-escolar para explorar o meio envolvente, onde puderam observar e conhecer melhor os elementos que compõem este ecossistema. Durante essas experiências, as crianças tiveram contato com a fauna e a flora locais, identificando espécies como cegonhas, esquilos, lontras e diferentes aves, além de reconhecerem a importância da água e da vegetação para a preservação desse equilíbrio natural.
Com base nessas observações e após momentos de conversa e reflexão com as crianças, foi decidido que a pintura mural retrataria essa biodiversidade, valorizando a riqueza natural da nossa região. Para tornar esse projeto ainda mais especial, convidámos um pintor local para colaborar connosco e com as crianças. Apresentámos-lhe a nossa ideia, e, com base nisso, o artista elaborou uma maquete, que foi analisada e aprovada por todos os envolvidos no projeto.
O esboço da obra foi então transferido para uma das paredes do infantário, dando início à fase prática do projeto. Sob a orientação das educadoras e com o apoio técnico do pintor, as crianças participaram ativamente na pintura do mural. Este processo decorreu ao longo de várias sessões, permitindo que cada criança contribuísse para a criação artística, expressando-se livremente e aprendendo sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.
O resultado final foi um mural vibrante e cheio de vida, que representa fielmente a beleza e diversidade da natureza de Monte Real. Esta obra, além de embelezar o espaço, tem um forte valor educativo e ambiental, sensibilizando a comunidade para a necessidade de proteger o ecossistema local.
Este projeto não foi apenas uma atividade artística, mas também uma experiência enriquecedora para as crianças, promovendo a criatividade, o trabalho em equipa e a consciência ambiental desde a infância.
A atividade desenvolvida no âmbito do concurso "Muros com Vida" teve como principal objetivo representar, através da pintura mural, a riqueza do ecossistema local, destacando a biodiversidade existente em Monte Real, uma região banhada pelo rio Lis e caracterizada por uma vegetação abundante.
O processo criativo teve início com a observação direta da natureza. Ao longo de vários anos, realizámos diversas saídas com as crianças do pré-escolar para explorar o meio envolvente, onde puderam observar e conhecer melhor os elementos que compõem este ecossistema. Durante essas experiências, as crianças tiveram contato com a fauna e a flora locais, identificando espécies como cegonhas, esquilos, lontras e diferentes aves, além de reconhecerem a importância da água e da vegetação para a preservação desse equilíbrio natural.
Com base nessas observações e após momentos de conversa e reflexão com as crianças, foi decidido que a pintura mural retrataria essa biodiversidade, valorizando a riqueza natural da nossa região. Para tornar esse projeto ainda mais especial, convidámos um pintor local para colaborar connosco e com as crianças. Apresentámos-lhe a nossa ideia, e, com base nisso, o artista elaborou uma maquete, que foi analisada e aprovada por todos os envolvidos no projeto.
O esboço da obra foi então transferido para uma das paredes do infantário, dando início à fase prática do projeto. Sob a orientação das educadoras e com o apoio técnico do pintor, as crianças participaram ativamente na pintura do mural. Este processo decorreu ao longo de várias sessões, permitindo que cada criança contribuísse para a criação artística, expressando-se livremente e aprendendo sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.
O resultado final foi um mural vibrante e cheio de vida, que representa fielmente a beleza e diversidade da natureza de Monte Real. Esta obra, além de embelezar o espaço, tem um forte valor educativo e ambiental, sensibilizando a comunidade para a necessidade de proteger o ecossistema local.
Este projeto não foi apenas uma atividade artística, mas também uma experiência enriquecedora para as crianças, promovendo a criatividade, o trabalho em equipa e a consciência ambiental desde a infância.
Monte Real, Portugal

Qual a razão da escolha desta imagem?
imagem escolhida para o mural reflete a riqueza e diversidade da biodiversidade de Monte Real, representando de forma clara e simbólica o ecossistema local que envolve o rio Lis e a vegetação abundante da região. Optámos por retratar espécies emblemáticas da fauna e flora que as crianças tiveram a oportunidade de observar e conhecer durante as saídas de campo, como as cegonhas, os esquilos, as lontras e várias aves, assim como elementos naturais como a água e as plantas.
Esta representação visual visa sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e para o papel fundamental que cada elemento da natureza desempenha no equilíbrio do ecossistema. A imagem do mural pretende transmitir uma mensagem de ligação entre a arte e a educação ambiental, estimulando a consciência ecológica desde a infância, ao mesmo tempo que valoriza a identidade natural de Monte Real.
Além disso, a escolha da imagem resultou de um processo colaborativo, envolvendo as crianças e o pintor local, o que conferiu um significado ainda mais especial ao mural, ao dar voz e forma às observações e aprendizagens das crianças sobre o seu meio envolvente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo metodológico que conduziu à produção do mural no âmbito do concurso "Muros com Vida" baseou-se numa abordagem participativa, educativa e artística, que promoveu uma dinâmica de envolvimento ativo das crianças do pré-escolar, das educadoras e do pintor local.
A dinâmica do projeto iniciou-se com a observação direta do meio natural de Monte Real, através de diversas saídas de campo realizadas ao longo de vários anos. Estas atividades permitiram às crianças explorar o ecossistema local, reconhecer e valorizar espécies da fauna e flora, bem como compreender a importância dos elementos naturais, como o rio Lis e a vegetação envolvente.
Este contacto direto com a natureza, aliado a momentos de reflexão, debate e partilha entre as crianças e as educadoras, criou uma dinâmica de aprendizagem colaborativa, em que os participantes puderam expressar as suas ideias e sentimentos em relação ao ambiente que os rodeia. Foi assim possível definir o tema do mural, centrado na biodiversidade e no equilíbrio ecológico de Monte Real.
Seguiu-se uma fase de planeamento conjunto com um pintor local, que recolheu as ideias do grupo e desenvolveu uma maquete do mural. A apresentação desta maquete às crianças e educadoras gerou uma dinâmica de validação e ajuste, garantindo que o resultado final fosse representativo da visão do grupo.
A execução do mural decorreu em várias sessões, com a orientação técnica do pintor e o acompanhamento das educadoras. A participação ativa das crianças em todas as fases da pintura potenciou uma dinâmica de expressão criativa e aprendizagem prática, reforçando a consciência ambiental e o trabalho em equipa.
Esta metodologia dinâmica e integrada promoveu não só a concretização artística do mural, mas também uma experiência educativa significativa, que valorizou o conhecimento do meio local e o compromisso com a preservação da biodiversidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
no projeto "Muros com Vida" participaram crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, do pré-escolar. Esta faixa etária foi escolhida por ser uma fase fundamental para o desenvolvimento da consciência ambiental e da criatividade, onde a aprendizagem através da experiência e da expressão artística é particularmente eficaz.
As crianças foram envolvidas desde o início do processo, através de várias atividades adaptadas à sua idade, tais como saídas de campo para observação da natureza, momentos de conversa e reflexão sobre a biodiversidade local, e atividades de exploração sensorial do meio ambiente.
Durante a fase prática da pintura, as crianças participaram ativamente, trabalhando sob a orientação das educadoras e do pintor local. Cada criança teve a oportunidade de contribuir diretamente para a criação do mural, expressando-se livremente com as cores e formas, o que promoveu o seu envolvimento, autoestima e sentido de pertença ao projeto.
Este método de participação ativa e adaptada à idade das crianças permitiu que todas, desde os mais pequenos aos que estavam mais próximos do 1º ciclo, se sentissem motivadas e integradas, aprendendo de forma lúdica e significativa sobre a importância da preservação ambiental.