Escola Secundária de Valongo (Valongo)
Parceiros:
Município de Valongo
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema terrestre natural, inspirado nas paisagens das Serras do Porto, onde se destaca uma forte ligação entre flora e fauna locais. É um ecossistema de tipo florestal e de matos mediterrânicos atlânticos, caracterizado por uma vegetação rica e diversa, habitat de numerosas espécies de aves e insetos polinizadores.
Elementos do Ecossistema Representados na Pintura:
Árvore caduca (sem folhas): Símbolo da ciclicidade da natureza, serve como abrigo e local de nidificação para aves e insetos. Representa também os carvalhais e bosques autóctones da região.
Pássaro (chapim-azul): Espécie comum nas florestas e jardins, o chapim-azul (Cyanistes caeruleus) é um exemplo da avifauna local. Tem um papel importante no controlo de pragas e na manutenção do equilíbrio ecológico.
Borboletas: A pintura apresenta duas borboletas coloridas, representando os polinizadores das Serras do Porto. Espécies como a vanessa atalanta ou argynnis são comuns nestes habitats e indicadoras de qualidade ambiental.
Flores silvestres e vegetação rasteira: Inclui espécies de flores campestres como papoilas, fétidas, amarelas e vermelhas, típicas de clareiras e orlas de matos. Esta vegetação favorece a polinização, serve de alimento a insetos e promove a fixação do solo.
Folhagem com bagas vermelhas: Possivelmente uma espécie arbustiva nativa com frutos (ex.: pilriteiro ou azevinho), importante como alimento para aves e pequenos mamíferos.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A composição artística destaca a harmonia entre os seres vivos e o ambiente natural, chamando a atenção para a importância da biodiversidade local. A presença de aves, borboletas e plantas nativas evoca a necessidade de preservar os ecossistemas autóctones e de proteger os habitats naturais da nossa região.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural foi criado pelos alunos da turma de Artes do 10.º ano da nossa escola, no âmbito do programa Eco-Escolas. O processo começou com uma fase de pesquisa e exploração de ideias sobre a biodiversidade local, com especial destaque para as espécies das Serras do Porto.
Cada aluno elaborou um desenho individual, inspirado nos elementos naturais que melhor representam a vida e o equilíbrio dos ecossistemas. Os trabalhos foram depois expostos na escola, permitindo que toda a comunidade educativa os apreciasse e participasse na escolha do desenho final.
O desenho mais votado foi selecionado para representar a escola no concurso e, posteriormente, pintado coletivamente pelos alunos num dos muros da escola. Esta dinâmica envolveu criatividade, trabalho colaborativo e sentido de pertença, reforçando a ligação entre arte, natureza e cidadania ambiental.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto têm 15 e 16 anos e frequentam o 10.º ano do curso de Artes Visuais. Ao longo do processo, foram desafiados a refletir sobre a biodiversidade local e a representar, através do desenho, a vida dos ecossistemas das Serras do Porto.
Participaram ativamente em todas as fases do projeto: desde a pesquisa e criação individual dos desenhos, à exposição dos trabalhos para votação pela comunidade escolar. O desenho mais votado foi depois pintado pelos próprios alunos num dos muros da escola, promovendo o trabalho em equipa, o espírito criativo e a ligação entre arte, natureza e cidadania ativa.