Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1/JI Tocha (Cantanhede)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do Muro

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Cantanhede, Junta de Freguesia da Tocha e EB/JI da Tocha.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Lagoa dos Teixoeiros - Lagoa existente na Freguesia da Tocha.
Elementos presentes na pintura:
• Plantas aquáticas (como juncos, tabuas e nenúfares);
• Insetos (libélulas);
• Anfíbios (rãs);
• Pedras e margens com vegetação;
• Água como elemento central do ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Este local é muito rico em Biodiversidade e é um "habitat de várias espécies" sendo o Teixoeiro o mais endógeno. A vila da Tocha está inserida numa zona com diversos habitats naturais, como zonas húmidas, pinhais e áreas agrícolas, onde é possível encontrar charcos semelhantes. Com esta imagem, queremos sensibilizar as crianças para a importância de proteger a Natureza à nossa volta e mostrar que mesmo os espaços mais simples têm um papel fundamental no equilíbrio do planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pintura deste muro já se tinha iniciado em anos letivos anteriores, contudo acabou por se degradar.
Agora foi recuperada e acrescentados elementos característicos, cujo levantamento resultou de visita de estudo ao local. A elaboração do mural foi desenvolvida de forma participativa e dinâmica, envolvendo as crianças ao longo de várias etapas. Começámos por observar e conversar sobre os charcos e os seus habitantes, através de imagens, vídeos e livros. Depois, realizámos atividades práticas de exploração da natureza observando pequenos seres vivos e plantas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 3 aos 6 anos (Educação Pré-Escolar).
As crianças fizeram desenhos livres inspirados no que observaram e aprenderam. Em grupo, selecionámos os elementos mais representativos para integrar na pintura do mural. A composição foi organizada de forma colaborativa, com cada criança a contribuir com ideias e sugestões.
Durante a pintura, as crianças participaram ativamente, com orientação dos adultos, promovendo o trabalho em equipa, a criatividade e o sentido de responsabilidade. Este processo valorizou a expressão artística como forma de sensibilização ambiental, reforçando os valores do programa Eco-Escolas e a ligação com a natureza que nos rodeia.
As crianças participaram, por turma, sendo que cada grupo, teve a oportunidade de participar ativamente na pintura do mesmo.