Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)
Parceiros:
Junta de Freguesia de Vilarinho
Câmara Municipal da Lousã
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Terrestre - Em conversa de grande grupo decidimos pintar o nosso mural com elementos que fazem parte da nossa rotina. Onde a fauna e flora estão presentes.
Todas as semanas vamos explorar uma floresta que fica nas nossas proximidades, também passamos numa quinta, onde observamos pássaros, cães, abelhas, gatos, joaninhas, cabras e porcos. Saboreamos umas deliciosas laranjas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
É uma mais valia para o nosso desenvolvimento global estarmos rodeados pela natureza. Então para nós faz todo o sentido a escolha destas pinturas. Uma vez que temos crianças com 3 e 4 anos penso que estas pinturas lhe dizem muito, pois são coisas simples e, por vezes, é na simplicidade que encontramos a beleza!
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Como já referi, as visitas á floresta e á quinta fazem parte da nossa rotina. As nossas conversas abordam os elementos da natureza. Temos uma parede gigante no nosso jardim que precisava de umas pinturas, então todos concordámos que seria uma mais valia para esse espaço dar-lhe um pouco de cor/vida.
Nessa parede existe uma tabela de basquetebol, seria engraçado pintar crianças a jogar a bola para a tabela.
As crianças com 5 e 6 anos fizeram os grafismos tendo como base as nossas conversas. Todas conseguiram alcançar o objetivo pretendido. Á medida que desenhavam as conversas fluíam. É muito interessante ver este processo da atividade. De seguida comunicaram aos amigos mais novos, para que estes ficassem a par do nosso projeto.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças que fizeram os grafismos têm idades entre os 5 e 6 anos. A conversa do nosso projeto envolveu todo o grupo. As crianças mais velhas comunicaram aos outros todo o processo. Todos exploram a natureza, todos estão em contato com a fauna e flora.