Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Braga

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Embora o projeto valorize a biodiversidade e os ecossistemas naturais e locais, a pintura do mural desenvolvida na escola representa um ecossistema imaginário, criado a partir de uma proposta artística e pedagógica dos professores de Educação Visual. Esta abordagem incentivou os alunos a explorarem a relação entre fauna e flora através da fusão visual de animais e elementos naturais, como folhas, flores, algas e texturas aquáticas, integrados diretamente nos corpos das criaturas representadas.
Esta fusão simbólica permitiu a criação de seres híbridos, inspirados em diferentes ecossistemas (terrestres e aquáticos), promovendo uma representação visual rica, colorida e impactante, que desperta a atenção e valoriza o espaço escolar. Apesar de não retratar um ecossistema real e específico, a pintura transmite de forma expressiva a interdependência entre os seres vivos e o ambiente que os rodeia, reforçando a importância da preservação da natureza e da recuperação dos ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Embora o projeto valorize a representação da biodiversidade local, a imagem escolhida para o mural surgiu de uma abordagem artística e pedagógica específica proposta pelos professores de Educação Visual, que incentivaram os alunos a criarem desenhos onde animais e plantas se fundissem visualmente num só elemento. Esta técnica criativa levou à integração de elementos da natureza diretamente nos corpos dos animais, como algas, folhas, flores e texturas aquáticas — resultando numa composição rica, simbólica e visualmente apelativa.
A escolha de um ecossistema imaginário, (animais de diferentes ecossistemas e muitos deles são criados da fusão da fauna com a flora) reforça esse conceito artístico ao permitir a exploração de cores vibrantes, formas exuberantes e contrastes marcantes, que proporcionam um maior impacto estético no espaço público, alinhando-se com o objetivo de valorizar e embelezar o espaço escolar.
Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir de forma simbólica a interdependência entre fauna e flora, reforçando a mensagem central do projeto: a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas. Ao incorporar essa fusão nos desenhos, os alunos não apenas exercitaram a sua criatividade, como também refletiram sobre a forma como os seres vivos se relacionam com o meio ambiente.
A escolha promove ainda um novo olhar sobre o território através da arte, onde os murais passam a ser mais do que representações decorativas — tornam-se expressões visuais de preocupações ambientais e reflexões sobre a sustentabilidade, criadas pelas próprias crianças e jovens.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural seguiu uma metodologia participativa, criativa e educativa, envolvendo várias fases de trabalho que integraram saberes ambientais, expressão artística e trabalho colaborativo:
1.Pesquisa e sensibilização ambiental
O projeto iniciou-se com momentos de reflexão e sensibilização sobre a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas, através de conversas em sala de aula, em articulação com a disciplina de ciências naturais, visionamento de vídeos e pesquisa sobre a biodiversidade global e local. Esta fase ajudou os alunos a compreenderem os conceitos de ecossistema, interdependência entre espécies e sustentabilidade.
2.Exploração artística e criação de desenhos
Sob orientação dos professores, os alunos foram desafiados a criar desenhos originais onde animais e elementos naturais (como plantas, algas, água, flores, etc.) estivessem integrados num só ser, promovendo a fusão visual e simbólica entre fauna e flora. Esta abordagem permitiu exercitar a criatividade e desenvolver uma visão mais poética e crítica sobre a ligação entre os seres vivos e o ambiente.
3. Seleção das ideias e composição do mural
Após a criação dos desenhos individuais, foi feito um levantamento das ideias mais representativas e visualmente fortes, que foram então combinadas numa composição coletiva. A organização dos elementos no mural foi feita respeitando o equilíbrio visual, as cores e a mensagem central do projeto.
4.Planeamento técnico e logístico
Com o apoio do município e da escola, foram garantidas as condições necessárias à execução do mural: autorizações para o uso do espaço, aquisição dos materiais (tintas, pincéis, luvas, entre outros) e definição dos horários e das equipas de trabalho.
5.Execução do mural
A pintura do mural foi realizada de forma colaborativa, com a participação ativa dos alunos das turmas 5ºB,5ºF, 6ºA,6ºC,6ºD e 6ºF em diferentes tarefas: desenhar as formas no muro, pintar áreas específicas, contornar, preencher com texturas e detalhes, sempre com acompanhamento dos professores.
6. Reflexão e valorização do resultado final
No final, foi feito um momento de partilha e avaliação, onde os alunos puderam refletir sobre a experiência vivida, as aprendizagens feitas e o impacto do mural no espaço escolar. Esta etapa reforçou a ideia de pertença responsabilidade e orgulho pelo trabalho coletivo.
Esta metodologia promoveu a autonomia, a criatividade e o espírito de equipa dos alunos, ao mesmo tempo que reforçou aprendizagens significativas sobre ecossistemas, arte e cidadania.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto contou com a participação ativa dos alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos.