Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Parceiros:
Sem parcerias.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O desafio Muros com Vida , pretende representar o ecossistema junto a horta da nossa escola.
Assim, neste trabalho temos representadas as espécies existentes e que podemos apreciar na horta da escola do Chafariz d'el Rei: abelhas, borboletas, joaninhas ,caracóis ,libelinhas, flores alfaces , couves, árvores e ervas daninhas. Com esta pintura, demos um enquadramento especial a um local que é importante para todos, uma vez que o tratamos e de lá colhemos alguns alimentos.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem resulta da junção das diferentes espécies que podem ser observadas junto à Horte Biológica da Escola.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto iniciou-se com a observação e identificação, por parte dos alunos, das diferentes espécies. Numa segunda fase, os alunos rrealizaram desenhos dos animais identificados (devido à sua idade, os desenhos foram feitos com base imagens fornecidas). Posteriormente, a turma selecionou as que mais se adequavam ao projeto. Os desenhos foram depois recortados e passados para acetado (fotocópia). Com a ajuda da profª. titular e da profª. de Artes Plásticas, foram projetados e desenhados na parede junto à Horta, aproveitando as sugestões dos alunos para a composição do "painel". fizeram a pintura dos mesmos, e por fim realizar uma composição final com o contributo de todos. A pintura foi depois feita, com tinta acrílica, pelos alunos da turma, realizando as técnicas de esponjado aguada e trinchado.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
6 a 8 anos. Foram envolvidos desde a primeira fase de observação, até à pintura na parede, conforme o descrito anteriormente.