Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Parceiros:
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia forneceu algumas tintas e pincéis.
Foram também utilizadas tintas que tinham sido oferecidas pela empresa CIN em anos letivos anteriores.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é um ecossistema aquático (marinho) que integra elementos de diferentes ecossistemas marinhos mundiais.
Os elementos presentes, oriundos de diversas regiões, são: peixes, alforreca, tartarugas, pinguim, algas e aves.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi escolhido um ecossistema marinho, onde situações de destruição e ameaça à sustentabilidade do planeta: (a poluição pelos plásticos e outras substâncias nocivas, a destruição de espécies, as alterações climáticas) são postas em contraste com cenários ideais.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto e concretização desta pintura mural foram da autoria dos alunos da turma 10ºF, de Artes Visuais, da Escola Secundária Inês de Castro. Os alunos foram desafiados a articular o tema do projeto Muros com Vida com as aprendizagens da disciplina de Desenho A, especialmente a relação entre figura e fundo. Os alunos desenvolveram propostas individuais, tendo posteriormente votado, juntamente com as restantes turmas de Artes Visuais da escola, qual o desenho a usar na pintura final. Optou-se por uma composição em que predomina a silhueta, em grande escala, de uma garrafa, simbolizando a poluição dos mares causada pelos plásticos, na qual foram depois integrados elementos figurativos dos diversos projetos individuais.
O painel final resultou numa representação livre de um ecossistema marinho, onde situações de destruição e ameaça à sustentabilidade do planeta: (a poluição pelos plásticos e outras substâncias nocivas, a destruição de espécies, as alterações climáticas) são postas em contraste com cenários ideais.
A subdivisão da composição através de linhas (como o contorno da garrafa ou as linhas ondulantes que evocam as ondas do mar) permite este jogo de alternância entre situações de equilíbrio e de ameaça à sustentabilidade, contraste reforçado pelo uso de cores mais claras e saturadas no primeiro caso, e mais sombrias e escuras no segundo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foi lançado o desafio “Muros com Vida” à turma de 10º ano de Artes Visuais. A professora Nazaré Alvares, professora de Desenho A desta turma, resolveu abraçar a ideia e trabalhar com os alunos neste desafio. Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos.