Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Processo pintura com pormenor (no chão) da escolha da paleta de cores

Totalidade da pintura:

Mural totalmente pintado

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Nas várias tiras, criámos uma espécie de “história” e mensagens que rodeiam e retratam a nossa cidade, de Aveiro. O farol, as ondas do mar, a beleza natural que nos rodeia. A alternância de cores, faz com que a palete se torne mais viva, mais especial e, ao mesmo tempo, engraçada.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Queríamos dar um ar mais colorido e artístico à nossa escola procurando, ao mesmo tempo, ir ao encontro dum ambiente mais natural e sustentável. Assim, as nossas paletes recicladas (oriundas de uma frutaria) foram inspiradas principalmente, por aquilo que nos rodeia, a natureza. O objetivo é criar uma “mini” horta de ervas aromáticas (lavanda, tomilho, hortelã-pimenta, manjericão), de forma a aumentar a diversidade da nossa escola neste sentido.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito da disciplina de Cidadania, aceitámos o desafio de participar no concurso “Muros Com Vida”, integrado no Projeto Eco escolas. Queríamos dar um ar mais colorido e artístico à nossa escola procurando, ao mesmo tempo, ir ao encontro dum ambiente mais natural e sustentável.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São cinco os membros da equipa, da turma do 9ºA, com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos:
Joana Correia; Matilde Veloso; Beatriz Tavares; Rita Passarinho; Rita Gaspar Silva. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Cidadania, lecionada pela professora Paula Pereira.