Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara de Gaia - Município de Valadares e- que facultou as tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Marinho da Costa Portuguesa
Esta ilustração foi criada a partir da exploração artística das crianças sobre o ecossistema marinho da costa portuguesa. Através de uma linguagem visual expressiva e colorida, típica do universo infantil, representa-se um ambiente rico em vida e em diversidade, quer debaixo de água, quer à superfície.
No mar, destacam-se os golfinhos, espécie muito apreciada pelas crianças e presença regular na nossa costa, sobretudo na região do Sado. Representam não só a biodiversidade como a ligação afetiva entre os seres humanos e os animais marinhos. Também a tartaruga-marinha surge no fundo do oceano, entre algas e peixes, alertando para a importância da proteção das espécies vulneráveis.
A ilustração inclui um menino com máscaras de mergulho, simbolizando a curiosidade, o cuidado e a vontade de proteger o meio ambiente. Aparece a salvar um golfinho preso numa rede, abordando de forma sensível e direta a problemática do lixo marinho e da pesca descontrolada.
Foram ainda acrescentados vários peixes típicos da costa portuguesa, como a sardinha, o peixe-galo e o robalo, todos representados de forma estilizada, mas mantendo-se fiéis à estética dos desenhos originais. Observam-se também medusas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e uma grande variedade de algas e plantas aquáticas que contribuem para o equilíbrio do ecossistema.
Na zona costeira, representada com cores quentes e o pôr-do-sol, podemos imaginar as dunas, os sistemas lagunares e as rochas onde se fixam mexilhões e lapas. Este espaço, onde o mar encontra a terra, é essencial para a reprodução de muitas espécies e para o ciclo natural dos oceanos.
Este trabalho artístico e educativo reforça a mensagem de que o mar é um espaço de vida e beleza, mas também de fragilidade. Cabe-nos a todos, desde muito cedo, conhecê-lo, respeitá-lo e protegê-lo.
Os nossos exploradores descobriram um pouco mais sobre o nosso ecossistema e vão continuar a protegê-lo de todas as maneiras.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Depois de cada aluno dar o seu contributo usamos um programa de inteligência artificial para nos ajudar a criar o desenho final.
Cada um dos alunos teve oportunidade de explorar a área de maior interesse para si, o que resultou em desenhos que se complementam e que no seu conjunto fazem uma proposta completa. Alguns dos alunos focaram mais o salvamento de animais marinhos, outros a representação das espécies e outros o meio envolvente.
Ao recorrer a esse programa pudemos ir mais além e não nos limitamos a escolher um único trabalho. Fizemos um projeto verdadeiramente colaborativo e juntamos todas as ideias numa só.
A imagem gerada por inteligência artificial resultou com várias lacunas e lapsos, no entanto os próprios alunos retificaram esses aspectos, alterando no projeto final e acrescentando a medida que passaram as suas ideias para uma escala tão diferente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A turma dos exploradores partiu à descoberta do eco sistema marinho do norte de Portugal.
Descobrimos as espécies que habitam dentro e fora de água, e ficamos muito surpreendidos por aprender que há tartarugas que vêm à nossa costa!
Começamos por pesquisar e investigar no nosso colégio durante as aulas de artes e estudo do meio. Fomos à descoberta da nossa costa, mas levamos mais além a nossa investigação com a ajuda das famílias dos nossos pequenos exploradores. Cada um foi responsável por fazer um desenho com a representação do ecossistema marinho da nossa costa.
Juntamos todos os desenhos e elegemos uma linguagem artística a partir do desenho de uma das nossa alunas. Decidimos então recorrer a um programa de inteligência artificial e pedimos que juntasse todos os desenhos num só para termos o projeto perfeito para o nosso muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 3º ano do 1º ciclo - idades 8/9 anos.