Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)
Parceiros:
Trabalho de desenho realizado em colaboração com os alunos do Grupo de Artes Visuais, da turma do 10º ano, Escola Secundária Ferreira de Castro.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Terrestre. Os ecossistemas terrestres são aqueles que ocorrem em terra firme, e sua principal característica é a influência direta do clima (chuvas, temperatura e luz solar) sobre os organismos que neles vivem.
Solo é o principal suporte para a vida (plantas, animais e micro-organismos).
Clima (temperatura, precipitação e umidade) influencia diretamente a vegetação e os animais.
Biodiversidade varia de acordo com a região: quanto mais quente e húmido, maior a diversidade.
Energia solar é a fonte primária de energia (via fotossíntese).
Qual a razão da escolha desta imagem?
Imagem que representa a biodiversidade terrestre
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Planejamento e objetivos
Definição do tema: Proposto pelos jovens da Escola secundária;
Objetivos pedagógicos: Trabalhar a expressão artística, cooperação, cidadania, coordenação motora;
Local: Muro previamente limpo e pintado de branco, zona segura e de fácil acesso;
Organização dos materiais: Tintas atóxicas, pincéis, rolos, lápis, aventais, panos, etc.
Estimular a observação, a interpretação e a imaginação:
Em grupo, seleciona-se os elementos principais para compor o mural.
Transferência para a parede:
O esboço é passado para a parede (desenhando com lápis).
Divisão de tarefas: crianças são organizadas em pequenos grupos para pintar áreas específicas.
Pintura do mural
Pintura em etapas: fundo → figuras principais → detalhes.
Uso de cores vibrantes e contrastes.
Supervisão constante para segurança e organização.
Estimular o respeito ao trabalho do outro.
Limpeza do espaço e dos materiais.
7. Socialização e reflexão
Exposição do mural para a comunidade escolar ou familiar.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
6 - aos 16 anos