Centro Escolar da Barreira (Leiria)
Parceiros:
CIA - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria; CML - Câmara Municipal de Leiria
OIKOS
Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Biodiversidade da bacia hidrográfica do rio Lis, Leiria
Garça-real, lontra, cegonha. guarda-rios, salamandra, raposa, esquilo-vermelho (mascote da escola), ulmeiro, choupo, salgueiro, pinheiro, freixo, fetos, agrião.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos participaram numa palestra sobre a bacio hidrográfica do rio Lis e descobriram a flora e fauna da região.
Realizaram ainda uma saída de campo ao rio Lis para identificação das espécies.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho começou com a sensibilização dos alunos para a biodiversidade da região, com a técnica da OIKOS.
De seguida, foram feitas pesquisas sobre os animais e plantas.
Cada um dos 225 alunos da escola realizou um desenho A4 sobre o tema.
Depois foi selecionado um ou mais pormenores dos desenhos, levando a uma montagem final da obra a replicar na parede, com o contributo de todas as turmas.
A 225 mãos foi pintado o mural no Dia da Criança.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 6 aos 11 anos, do 1º ao 4º ano.
Envolvidos em todo o processo.