Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Cabeças (Estarreja)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

"Há tanta Vida no Mar!"">

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Estes dois murais, foram criados a partir de dois temas fundamentais e fundamentados no Nosso Plano de Ação.
"Colorimos Sonhos", pois um dos Nossos lemas é "Aprender com Eco-Amor", em que cada mão conta...e muito, para um Mundo mais "Verde", sustentável e inclusivo.
O segundo mural, "Há tanta Vida no Mar", surgiu a partir do tema "Mar" ter entrado na Nossa escolha da Plataforma Eco-Escolas e a sensibilização para a preservação e recuperação de Ecossistemas Marinhos.
Como parceiros assíduos e dinâmicos tivemos a Autarquia, União de Freguesias de Beduído /Veiros; Associação de Pais da EB de Cabeças; Encarregados de Educação; familiares das professoras (de salientar o artista/ escultor - Francisco Marques).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Mural "Há tanta Vida no Mar" tem como Ecossistema fulcral, o Oceano.
O Mural "Colorimos Sonhos" têm com Ecossistemas fulcrais, o Solo, a Floresta.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No Mural "Há tanta Vida no Mar", a razão maior prende-se ao facto de existir uma rica e tão bela Biodiversidade Marinha, atualmente ameaçada, mas a sensibilização e interiorização de mudança de tentativas para a preservação e a sua recuperação...existe!
Com o Mural tão apelativo, tão realista e ao mesmo tempo tão meigo...fornece esperança e "damos" as mãos para a transformação/recuperação/proteção/participação e dinâmica para a Preservação dos NOSSOS MARES!
Com o Mural "Colorimos Sonhos", firmado na temática Ar/Água/Energia...pretendeu-se colorir mãos, pois...todas as mãos contam para um Planeta mais Limpo/Sustentável/ com Potencial...para a Inclusão!

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho desencadeou-se com sessões de esclarecimentos; trabalhos de limpeza à escola, limpeza a uma praia; as brigadas de monitorização; cartazes alusivo à proteção da Biodiversidade; visitas de Estudo; contactos regulares com a natureza; trabalhos de Expressão Plástica...
Os métodos utilizados para a construção dos dois murais foram a pintura com pincéis e tintas variadas para exterior, sem componentes tóxicos para a pele das crianças.
Foram desenvolvidas variadíssimas metodologias de aprendizagem ativas, antes e durante o processo de pintura de ambos os murais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Toda a Escola foi envolvida.
Todo o processo envolveu as crianças de todos os anos, familiares, Associação de Pais, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Estarreja.