Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 Montes Claros (Coimbra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Coimbra

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema onde inclui ambiente terrestre e aquático, com pormenores de diferentes animais (elefante, macaco, girafa, lobo, veado, flamingo, peixes, aves) e diversas plantas (árvores e arbustos).

Qual a razão da escolha desta imagem?
O principal objetivo foi sensibilizar para a importância da biodiversidade e a necessidade de proteger o nosso planeta, de uma forma divertida e interativa, transformando um muro da escola numa verdadeira galeria de vida, retratando animais, plantas e ecossistemas diversos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A partir da proposta do Eco- concelho para participar no concurso "Muros com vida", foi sugerido aos alunos que elaborassem um projeto de um ecossistema em papel.
De seguida, escolheram-se os elementos a incluir no projeto.
Passou-se à pintura base do muro e foi projetado e marcada no muro a totalidade do projeto.
Todos os alunos do 1.º ano participaram ativamente na pintura do mesmo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
6 e 7 anos