Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)
Parceiros:
A pintura foi elaborada em conjunto por 4 turmas (1 do Pré-Escolar e 3 de 1º Ciclo).
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural apresenta-se como uma composição visual colorida e informativa, com ilustrações feitas pelos alunos e elementos naturais recolhidos na própria horta. Estão representadas várias espécies de insetos e outros animais, organizados de forma clara entre os “Amigos da Horta” e os “Visitantes Indesejados”.
Este trabalho coletivo é também uma forma de integrar conhecimentos de diversas áreas – Ciências, Cidadania, Artes e Educação Ambiental – num projeto criativo e significativo.
Acreditamos que, ao valorizar a biodiversidade, estamos a formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação do ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos desenharam e votaram na imagem que quiseram pintar no mural.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este mural foi criado no âmbito do trabalho de sensibilização e educação ambiental desenvolvido na nossa escola, com o objetivo de valorizar a biodiversidade e promover o conhecimento sobre os animais benéficos e prejudiciais no contexto da horta escolar.
A horta é um espaço privilegiado de aprendizagem ativa e contacto com a natureza, onde os alunos têm a oportunidade de observar de perto a interação entre os seres vivos e o ambiente. Através deste mural, quisemos destacar a importância do equilíbrio ecológico, dando especial atenção ao papel fundamental de muitos animais, sobretudo os insetos polinizadores, na saúde das plantas e na produção de alimentos.
Objetivos do mural:
Promover a compreensão sobre a diversidade de seres vivos presentes na horta.
Distinguir animais benéficos, como as abelhas, joaninhas, minhocas e borboletas , que ajudam na polinização, controlo de pragas e fertilização do solo.
Identificar animais prejudiciais, como as formigas, lagartas ou caracóis, que podem afetar negativamente o crescimento das plantas.
Sensibilizar para a importância de proteger os polinizadores, fundamentais para a produção alimentar e para a manutenção da biodiversidade.
Estimular o respeito e a consciência ambiental nos alunos, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e amigas do ambiente.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Sala 5 do pré escolar , 1º Ano turma A, 1º Ano turma B, 2º Ano turma B
Professora: Genoveva Purificação, Telma Oliveira , Anabela Rodrigues
Educadora: Felicidade Andrade
Já está explicado nos itens anteriores.