Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)
Parceiros:
No âmbito do projeto Muros com Vida, a parceria entre a Câmara Municipal e a Associação de Pais pode ser essencial para dinamizar e dar visibilidade à iniciativa. A Câmara poderá apoiar com recursos materiais, logísticos ou artísticos, enquanto a Associação de Pais poderá envolver a comunidade educativa, promovendo a participação ativa das famílias na criação e valorização dos murais. Esta colaboração reforça o sentido de pertença, estimula a criatividade coletiva e contribui para a transformação dos espaços escolares em ambientes mais acolhedores e significativos para todos.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na imagem está presente um ecossistema onde inclui um ambiente terrestre e ambiente aquático. Verificam-se vários elementos vivos, fatores bióticos, aquáticos como por exemplo: estrela do mar, peixes, golfinhos cavalo marinho entre outros, enquanto no ambiente terrestre apresenta elementos vivos, fatores bióticos, animais e vegetas, como raposas, esquilo, lobo, tucanos , avestruz , e plantas.
As plantas são fundamentais, pois são a base da cadeia alimentar, realizando a fotossíntese e fornecendo energia para outros seres vivos, como herbívoros, carnívoros, decompositores, entre outros. No entanto, para que o ecossistema seja funcional e equilibrado, também precisam estar presentes os animais, fungos, bactérias e outros organismos que participam de diferentes processos, como a decomposição da matéria orgânica, a polinização das plantas, e a regulação de populações.
Na segunda imagem está presente um ecossistema onde não existem animais. Nesse tipo de ecossistema, podemos ter uma comunidade de organismos como plantas, bactérias, fungos e outros microrganismos, sem a presença de animais. Um exemplo disso seria um terrário ou um aquário plantado, onde as plantas e os microrganismos interagem entre si, realizando trocas de gases e nutrientes, mas sem a necessidade de animais para manter o equilíbrio ecológico.
Este ecossistema é equilibrado se as condições forem adequadas, como a quantidade de luz, humidade e nutrientes.
Na terceira imagem encontra-se todas as características de um ecossistema, pois envolve uma rede de interações entre diferentes organismos e o ambiente e podemos encontrar várias formas de vida e processos ecológicos, como: plantas, animais, microrganismos e o solo.
Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens foram escolhidas por retratarem elementos da natureza, como animais e plantas, que simbolizam vida, harmonia e ligação com o ambiente que nos rodeia. Para além disso, esta escolha serve também como uma forma de homenagear Amadeo de Souza-Cardoso, o pintor que dá nome à nossa escola. Inspirámo-nos no seu estilo artístico arrojado e inovador, incorporando cores vivas e formas expressivas, características que marcaram a sua obra. Assim, as imagens representam não só a beleza da natureza, mas também o legado artístico e cultural de Amadeo, promovendo o orgulho e a identidade da nossa comunidade escolar.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho que conduziu à elaboração do mural foi colaborativo e desenvolvido em várias etapas, envolvendo alunos, professores e parceiros da comunidade. Inicialmente, realizou-se uma fase de sensibilização e pesquisa, onde os alunos exploraram a obra de Amadeo de Souza-Cardoso e discutiram a importância dos elementos da natureza na arte. Seguiu-se uma fase de planeamento, com a criação de esboços e partilha de ideias em grupo, promovendo o espírito crítico e a criatividade. Estava previsto que a câmara municipal realizasse a parte inicial do trabalho: alisar as paredes, aplicar o primário e pintar com a cor branca. No entanto, isso não foi cumprido, o que acabou por atrasar todo o processo. Mais tarde, foi a associação de pais que assumiu essa tarefa, mas, devido ao tempo perdido, já não foi possível desenhar os murais, que ficaram adiados para o início do próximo ano letivo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto pertencem ao 7.º e 9.º anos de escolaridade, tendo sido integrados de forma ativa e responsável em todas as fases do processo. Numa primeira etapa, foram promovidas sessões de sensibilização e reflexão em contexto de sala de aula, onde se exploraram a vida e a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, bem como o papel da natureza na arte. A partir daí, os alunos participaram na elaboração de propostas gráficas para o mural, desenvolvendo esboços e ideias que refletissem os temas definidos: natureza, cor e expressão artística. Esta fase incentivou a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo. Na fase final, os alunos estiveram diretamente envolvidos na pintura do mural, orientados por professores e com o apoio de parceiros do projeto. Esta experiência permitiu-lhes vivenciar a arte de forma prática e significativa, promovendo o sentido de pertença à escola e à comunidade.