Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Colégio de Lourdes (Santo Tirso)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura do muro.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Apesar de ter sido solicitado à Câmara Municipal o fornecimento de tintas, não recebemos qualquer material, uma vez que esta atividade não estava contemplada para tal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Atendendo à localização da escola, optou-se pela escolha de um ecossistema terrestre.
Na disciplina de Ciências Naturais promoveu-se o estudo da influência dos fatores abióticos nos animais e nas plantas, assim como das relações bióticas que se estabelecem entre os seres vivos.
Assim, houve a preocupação de ilustrar o beija flor a alimentar-se do néctar da flor, ao mesmo tempo que ajuda a polinização, a ação do pica-pau no substrato arbóreo onde se encontra e o mimetismo executado pelo camaleão, permitindo-lhe imitar a aparência do habitat onde se encontra e assim escapar de um possível predador.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por ser considerada a imagem mais completa do que queríamos privilegiar no mural.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Esta atividade foi trabalhada nas disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.
Na disciplina de Ciências Naturais fez-se uma pesquisa mais detalhada sobre os diferentes ecossistemas e os tipos de relações que se estabelecem entre os seres vivos e entre estes e o meio. Na disciplina de EV escolheu-se o muro e promoveu-se à pintura individual. As pinturas foram sujeitas a votação.
Após a escolha, preparou-se o muro e foi feito o esboço. Na aula de cidadania definiu-se o modo de atuação dos alunos. A realização da pintura foi feita durante as aulas de EV, com a presença do professor da disciplina e da professora de CN e Cidadania.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade participou uma turma do 8º ano, com alunos entre os 13 e os 15 anos. Todos os alunos fizeram um esboço de um ecossistema.
Após a escolha do desenho a pintar, todos os alunos contribuíram para a pintura do mural.