EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)
Parceiros:
Câmara Municipal de Braga
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural artístico inserido no projeto “Muros com Vida”, representa um ecossistema fluvial inserido numa paisagem de floresta temperada, com elementos naturais e fauna típicos da região norte de Portugal, mais concretamente do concelho de Braga.
O mural ilustra uma paisagem natural com um Rio de águas límpidas, com queda de água e pequenas margens floridas; Vegetação ripícola e florestal, com árvores de grande porte, pinheiro, sobreiro, flores e arbustos. Relativamente aos animais, estão representados a raposa, o lobo-ibérico (espécie emblemática da fauna portuguesa), a águia-real, o pombo, a cobra, o caracol, o sapo, o sardão, o ouriço-cacheiro, o melro, as abelhas e as borboletas.
O sol nascente simboliza a vitalidade e a renovação. A ausência de elementos humanos destaca a importância que se deve atribuir à natureza em estado selvagem e à sua preservação.
A imagem foi escolhida por ser representativa da importância da preservação dos ecossistemas naturais, promovendo a consciência ecológica através da arte urbana. A escolha deste cenário natural pretende fomentar nos alunos e comunidade local um sentimento de pertença e responsabilidade ambiental, além de valorizar a fauna e flora autóctones. O Mural também transmite serenidade, ligação com a natureza e a beleza da biodiversidade.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Braga está inserida no Minho, uma região rica em recursos hídricos e biodiversidade, rios como o Cávado e o Este, áreas verdes, espécies nativas protegidas e florestas mistas. Partindo deste conhecimento os alunos iniciaram uma pesquisa sobre o tema, de seguida desenvolveram esboços e ideias, promovendo a criatividade, trabalho em equipa e sentido crítico, definiu-se a paleta de cores, as áreas do muro a ocupar, os materiais necessários e a sequência de pintura. A Câmara Municipal de Braga foi informada e participou como parceira, prestando apoio através do fornecimento das tintas e do arranjo do muro voltado para o exterior da escola.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos, organizados em grupos de trabalho, participaram ativamente na pintura do mural. No final, houve um momento de reflexão sobre a experiência e de apresentação do mural à comunidade escolar e à comunidade local - os vizinhos.
Este projeto proporcionou aos alunos uma aprendizagem ativa e significativa, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais e artísticas. Os alunos estiveram envolvidos desde a fase inicial de conceção até à pintura final do mural, o que lhes conferiu um forte sentido de autoria e motivação. A criação do mural funcionou como uma expressão coletiva e um instrumento pedagógico, transformando um muro anteriormente anónimo num testemunho de vida, cor e compromisso com a natureza.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto “Muros com Vida” foi apresentado às turmas da Escola Profissional de Braga, tendo a turma DCG24 (Design e Comunicação Gráfica) demonstrado entusiasmo e manifestado, desde o início, um forte interesse em desenvolver a iniciativa. O grupo é constituído por 19 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Neste projeto estiveram envolvidos professores de diferentes áreas disciplinares, sob a coordenação da Diretora de Turma, professora Lucília Cardoso.
Os alunos, organizados em grupos de trabalho, participaram ativamente na pintura do mural. No final, houve um momento de reflexão sobre a experiência e de apresentação do mural à comunidade escolar e à comunidade local - os vizinhos.