Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)
Parceiros:
Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Évora.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O desafio Muros com vida , pretendeu ser uma homenagem ao Alentejo , através da representação dos diversos ecossistemas conhecidos dos alunos do 4º ano.
Assim, temos as espécies existentes no Alqueva (rã, achigã, cobra de água ,lagostim, lontra) até às terrestres, com presença do porco preto, a ovelha e a cegonha e por fim a existência da presença humana ,simbolizada num casal de alentejanos rodeados de sol escaldante das oliveiras com as suas azeitonas , das papoilas e estevas que florescem na Primavera.
Qual a razão da escolha desta imagem?
O muro selecionado pelos alunos foi motivado pela proximidade desta parede com a horta biológica, e por ser uma zona de lazer e leitura nos intervalos.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A parede mede 250 cm por 400 cm. Para a ampliação do projeto, foi utilizada a técnica de projeção da imagem com recurso ao acetato sobre retroprojetor. A pintura foi feita com tinta acrílica e caneta posca para os acabamentos .Estiveram ainda envolvidos na fase de ampliação da imagem as assistentes operacionais, os encarregados de educação dos alunos e demais professores .
O mural foi seguidamente desenvolvido e concluído concluído por todos os alunos da turma.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os 21 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, estiveram envolvidos no desafio desde o projeto, no qual cada aluno fez uma espécie para fazer parte da composição final. Em grupo, fizeram estudo de cor que distingue a composição entre 3 zonas cromáticas diferentes ,realçando cada um dos ambientes terrestre e fluvial.