Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho concluído e espaço requalificado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Camara Municipal de Vila Real e Centro de Ciências de Vila Real

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os polinizadores (tema amplamente explorado em sala de aula) e a sua importância e função nos ecossistemas da flora e comércio local. (abehas, borboletas, libélulas, joaninhas e alguns insetos)
A importância da Conservação e preservação das espécies em extinção (borboleta azul e as rãs do lago da ardoeira).
Temos também no nosso lago da escola um trintão e uma rã.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O nosso jardim de infãncia encontra-se em meio rural e a exploração do meio envolvente assim como do nosso espaço escolar e do Parque da Biodiversidade da Sardoeira são muito enriquecedorespasra as aprebndizagens das crianças que em loco conseguem observar e explorar na prática diária tudo o que as rodeiam. estamos numa zona de proteção, conservação e preservação ambiental, nomeadamente da borboleta azul e das rãs do Parque. também a apicultura se tem desenvolvido cada vez mais e com uma qualidade inequívoca do mel da região. Deste modo representamos neste mural os polinizadores e as espécies locais em extinção como chamada de atenção para o impacto ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O nosso muro estava muito estragado e como é muito grande, resolvemos este ano pintar este ecossistema dos polinizadores do recreio e das espécies que aqui se encontram e exploramos no dia a dia numa secção deixando outras áreas para outros anos letivos. como temos um trintão e uma rã no lago da escola, as crianças optaram por continuarem no muro e requalificamos a pintura dos mesmos construindo-lhes o lago. De seguida fomos desenhando e pintando os polinizadores. Decidimos em grande grupo requalificar aquele espaço com "Uma aldeia de Brincar" que vamos ajardinar numas gavetas de um móvel velho. As crianças têm procurado diariamente este espaço e é vê-los felizes a conversar e a preocupação em tê-lo sempre limpo e asseado como se de um ecossistema real e natural se tratasse.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Contruímos um hotel de insetos e as crianças interessaram-se muito pelos polinizadores.
Quando iniciamos o muro as conversas em grande grupo e as decisões partiram logo para as abelhas.
o grupo é composto por 19 crianças entre os 3, 4, 5 anos