Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

ADENORMA (São Vicente)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura Final do Projeto Muros com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de São Vicente

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este ano decidimos representar umas das reservas naturais do nosso arquipélago – as Ilhas Desertas (Deserta Grande e Bugio). Neste sentido, procuramos identificar as espécies da fauna mais representativos deste local:
• A espécie mais emblemática é o lobo-marinho e a presença de uma pequena colónia desta espécie classificada pela IUCN de Ameaçada em Perigo Crítico levou à sua proteção. Através deste ato de proteção desta espécie tem-se verificado a recuperação da colónia, estando atualmente estimada em pelo menos 25 indivíduos;
• As ilhas desertas é uma das mais importantes áreas de nidificação de aves marinhas: Cagarra (Calonectris diomedea borealis), a Alma-negra (Bulweria bulwerii), o Roque-de-castro (Oceanodroma castro), o Pintainho (Puffinus assimilis baroli) e a Freira-do-Bugio (Pterodroma feae). São espécies vulneráveis para as quais as ilhas desertas representam um dos refúgios. Tendo em conta as diversas aves marinhas existentes nas ilhas desertas decidimos representar na nossa pintura a freira do bugio por ser uma espécie extremamente rara onde a sua população está basicamente restrita a um único local, com os ninhos concentrados no planalto sul da ilha do Bugio (uma das três ilhas Desertas) e alguns nas zonas de escarpa adjacentes. Apresenta uma população mundial cerca de 160 a 180 casais. Outros dos motivos que nos levou a escolher esta espécie foi o facto de esta ter estado em risco de extinção devido às diversas ameaças que afetavam a reprodução e o habitat destes animais. Por este motivo foi importante a implementação do projeto SOS Freira do Bugio que tinha como objetivo prioritário garantir que a população de freira do bugio e o seu habitat de nidificação nas ilhas desertas atingissem um estatuto de conservação favorável, estável e autossustentável.
• Decidimos também representar na nossa pintura uma espécie nativa das ilhas desertas: a tarântula das ilhas desertas. Esta espécie apresenta uma densidade populacional de cerca de 840 indivíduos adultos por hectare, habitando apenas numa área restrita nomeadamente no Vale da Castanheira, no extremo norte do topo da Deserta Grande.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem, pois pretendemos enaltecer a importância da conservação deste Património Natural.
As Desertas é um conjunto de três ilhas: Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio, de origem vulcânica e adjacentes à Ilha da Madeira. Estas ilhas encontram-se protegidas desde 1990, passando em 1995 a ser considerada uma Reserva Natural. Em 1992, foram classificadas de Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa. São igualmente uma “Important Bird Area” (IBA), uma Zona de Protecção Especial (ZPE) e, desde dezembro de 2001 são um Sítio da Rede Natura 2000. A proteção das Ilhas Desertas assegura a preservação de um vasto conjunto de fauna e flora que são únicos e vulneráveis a nível Mundial.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O primeiro passo foi escolher o tema que queríamos representar, a Reserva Natural do nosso Arquipélago – as Ilhas Desertas foi uma escolha unânime, pois todos nós reconhecemos a importância da mesma e o interesse que todos devemos ter em preservá-la.
Depois disso passamos à escolha dos elementos que constam na pintura. Optamos por aliar a beleza à facilidade em passar para a parede a ideia, pois tendo em conta as características dos nossos utentes não podíamos escolher elementos artísticos de difícil execução.
Após estas decisões elaboramos um desenho numa folha A4 que nos auxiliou a pintura definitiva na parede.
Começamos por desenhar com giz e posteriormente cobrir já com a tinta definitiva.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A nossa instituição acolhe utentes em idade adulta, o mais novo tem 45 e o mais velho mais de 90.
Os utentes participaram na validação da imagem escolhida para pintar o mural e alguns também participaram na pintura do mesmo.