Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

TRABALHO FINAL

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados
Empresa de Pintura da Localidade: João Paulo Abreu Pinturas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura feita representa o ecossistema do meio natural envolvente.
Representa o rio Alcabrichel com a fauna aí existente e nos campos que o rodeiam:
• Ruivacos
• Pato real
• Enguias
• Rãs
• Joaninhas
• Formigas
• Borboletas
• Abelhas
• Águia (de asa redonda existente nesta região)
• Coelhos
• Morcegos
• Caracóis
Surge uma árvore representativa da flora, assim como arbustos e flores autóctones.
O lobo, apesar de não fazer parte deste ecossistema, surge no mural devido à forte ligação afetiva que mantém com as crianças. O lobo ibérico tem sido uma temática muito explorada e trabalhada com as crianças ao longo dos anos, sendo a mascote do nosso jardim-de-infância. Por esse motivo, as crianças manifestaram o desejo de o representar no ecossistema que as rodeia.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem resultou de um trabalho colaborativo, desenvolvido em grande grupo pelas crianças, com a orientação das educadoras. Todo o processo de decisão e elaboração da pintura foi ativamente dinamizado por todas as crianças, permitindo-lhes expressar as suas ideias e conhecimentos sobre o meio que as rodeia, sendo o Rio Alcabrichel de grande importância para o grupo de crianças e comunidade envolvente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural foi desenvolvida com base numa metodologia participativa e colaborativa, envolvendo todas as crianças do grupo, as educadoras, as assistentes operacionais e os pais. O principal objetivo foi promover a participação ativa das crianças em todo o processo de criação do mural, desde a conceção até à concretização.
A escolha do tema e dos elementos a representar no mural foi feita em grande grupo, com a mediação das educadoras, permitindo que todas as crianças partilhassem ideias, opiniões e conhecimentos sobre o ecossistema local. A partir daí, iniciou-se a fase de desenho no papel e depois na parede.
As educadoras e as assistentes operacionais desenharam os elementos na parede até onde as crianças não conseguiam alcançar. Nas zonas mais baixas, foram as crianças, com ajuda dos adultos, que se encarregaram de desenhar e pintar.
Depois de desenhado a lápis, passou-se à fase dos contornos. Nas partes mais baixas, as crianças mais velhas realizaram os contornos, enquanto as mais pequenas pintavam o interior das ilustrações. Esta divisão de tarefas permitiu adequar as exigências do trabalho à faixa etária e às capacidades de cada criança, garantindo a participação de todas.
As áreas mais amplas e sem pormenores foram pintadas por todas as crianças, individualmente, em pares ou em pequenos grupos de três, sempre com a supervisão de um adulto para garantir a segurança e de forma a assegurar que o processo decorresse de forma organizada e harmoniosa.
As crianças estiveram também envolvidas na seleção e mistura das cores a utilizar, experimentando diferentes tonalidades e desenvolvendo o seu sentido estético e criativo.
Todo o processo decorreu num ambiente de cooperação, partilha e respeito mútuo, valorizando o trabalho em equipa e promovendo o sentimento de pertença em relação ao mural e ao espaço educativo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças envolvidas neste projeto frequentam a educação pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A participação foi pensada de forma a respeitar as características e capacidades de cada faixa etária, promovendo o envolvimento ativo, significativo e adequado ao seu nível de desenvolvimento.
Desde o início do projeto, as crianças participaram na escolha do tema e dos elementos a representar no mural, através de conversas em grande grupo, partilha de ideias e exploração de conteúdos relacionados com o ecossistema local.
Durante a execução do mural, as tarefas foram distribuídas tendo em conta a idade e as competências individuais. As crianças mais velhas foram responsáveis por algumas tarefas mais exigentes, como a realização dos contornos nas partes mais acessíveis do mural, enquanto as crianças mais novas participaram sobretudo na pintura dos interiores dos desenhos e nas áreas amplas e menos detalhadas.
A colaboração entre pares foi também incentivada, promovendo o trabalho em conjunto, a entreajuda e o respeito pelas ideias dos outros. Todas as atividades decorreram com o acompanhamento atento das educadoras e assistentes operacionais, que asseguraram um ambiente seguro, encorajador e propício à aprendizagem e à expressão artística.