Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Município de Vila Verde
- Equipa Portuguesa do LIFE WID WOLF

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema florestal dominado por carvalhos Alvarinhos ( Quercus robur) e prados semi-naturais, especialmente comum nas terras altas do Concelho de Vila Verde, habitat de corsos (Capreolus capreolus) e de uma alcateia de lobo ibérico (alcateia denominada de Vila Verde). É um ecossistema muito importante tanto pela sua biodiversidade quanto pelo habitat que oferece ao lobo Ibérico (Canis lupus signatus), espécie ícone do Eco Trilho elaborado no ano passado pelos alunos do sétimo ano turma G .
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escolas-eco-trilho-escola-basica-de-vila-verde-170251640

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Eco Trilho "Eco-lobo", foi um projeto realizado no ano passado pelos nossos alunos de uma turma do sétimo ano. Esse trilho foi apoiado pela Equipa Portuguesa do Projeto LIFE WILD WOLF, com quem temos um protocolo de colaboração, já que este ano continuamos a explorar esse Eco Trilho com alunos do nosso Agrupamento e alunos de todas as escolas do Concelho de Vila Verde. Nesse sentido os alunos quiseram promover este Mural, promovendo assim a proteção deste nobre carnívoro e do seu habitat. Consultar o Trilho em: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escolas-eco-trilho-escola-basica-de-vila-verde-170251640

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A criação do mural “Trilho Eco Lobo” resultou de um trabalho coletivo e interdisciplinar, envolvendo várias fases de pesquisa, exploração, reflexão e expressão artística. O objetivo foi promover a sensibilização ambiental e valorizar o património natural e cultural associado ao trilho, nomeadamente a preservação do habitat do lobo ibérico.
1. Pesquisa e Exploração do Território:
A primeira fase consistiu numa saída de campo ao Trilho Eco Lobo, durante a qual os alunos puderam observar diretamente a fauna, flora, geografia e pontos de interesse do percurso.
2. Investigação e Recolha de Informação:
De regresso à sala de aula, os alunos organizaram-se em grupos para aprofundar o conhecimento sobre os temas observados no trilho — biodiversidade local, importância ecológica do lobo ibérico e espécies autóctones. Finalizando com a elaboração de um esboço.
3. Execução Artística do Mural:
Com base no esboço escolhido, os alunos passaram à fase de execução, utilizando diversas técnicas de pintura e ilustração. Esta etapa foi marcada pela cooperação, organização de tarefas e desenvolvimento de competências artísticas. Sempre que necessário, os professores orientaram tecnicamente o processo, respeitando a criatividade dos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
12 a 14 anos (alunos do sétimo ano de escolaridade que estiveram envolvidos na realização do trilho Eco-Lobo).