Jardim de Infância do Milharado (Mafra)
Parceiros:
- Junta de Freguesia do Milharado (cedência de tintas)
- Pais (parceria na pintura do muro
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
- Germinação da batata com a presença dos diversos elementos: terra, onde há minhocas, micróbios, pedras, água, sol e outras plantas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Desenvolvemos o projeto “Muros com Vida” tendo como ponto de partida a continuidade de uma atividade realizada durante as comemorações do 25 de Abril (criação da história “Batatas”).
Durante essa celebração, abordámos com as crianças os valores da liberdade, da participação democrática, da expressão individual e coletiva. Inspirados por este contexto, e com enfoque na história desenvolvida, valorizando a promoção da cidadania ativa desde a infância, foi proposto às crianças de 5 e 6 anos a criação de desenhos livres que representassem a sua visão sobre um ecossistema, que integrasse as batatas (personagens principais da história trabalhada anteriormente). A germinação da batata constituiu ponto de partida para explorar o que é um ecossistema, mostrando que:
• As plantas precisam de luz, água, ar e nutrientes (meio abiótico).
• Vivem com outros seres vivos (meio biótico).
• E que todos estes elementos juntos formam um sistema.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Uma batata a germinar e vê-la começar a crescer é muito interessante! Mas será que só isso já é um ecossistema? Para dar resposta a esta questão foram observados vários exemplos que levassem as crianças a perceber o que seria na realidade um ecossistema.
Assim, concluíram que um ecossistema é como uma grande equipa, onde todos trabalham juntos: as plantas, os animais, os insetos, o sol, a água, o ar e a terra. Todos se ajudam e vivem no mesmo lugar. Se tivermos só uma batata a crescer sozinha, é como ter um jogador sozinho — ainda não temos uma equipa completa. Mas se a batata estiver na terra, onde há minhocas, micróbios, pedras, água, ar e até outras plantas por perto, então sim! Temos uma pequena equipa — um ecossistema!
Nas suas produções as crianças desenharam as batatas; outras plantas; animais e insetos; terra; água e sol, demonstrando que quando todos estes elementos estão juntos e se ajudam, temos um ecossistema feliz!
Estes trabalhos artísticos foram posteriormente expostos e submetidos a um processo de votação democrática, onde todas as crianças tiveram oportunidade de participar, escolhendo o desenho que mais gostaram. Este momento foi vivido com grande entusiasmo e funcionou como uma forma prática de introduzir conceitos como o voto, a escolha coletiva e o respeito pela opinião dos outros.
O desenho mais votado serviu de base para a pintura de um muro no espaço exterior da do jardim, simbolizando não só a representação de um ecossistema, mas igualmente a união de valores como o respeito pela natureza, a liberdade de expressão e o envolvimento ativo da comunidade educativa.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Crianças entre os 3 e os 6 anos.
A concretização da pintura do mural contou com a colaboração das famílias, sendo realizada durante as atividades comemorativas do Dia Internacional da Família. Este momento de partilha e cooperação reforçou os laços entre a escola e as famílias, promovendo um ambiente educativo mais participativo, inclusivo e sustentável.
Este projeto, ao articular valores democráticos, expressão artística e envolvimento comunitário, reforça os princípios do Projeto Educativo do Jardim e evidencia a importância de começar desde cedo a educar para a cidadania e a sustentabilidade.