Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A diversidade da vida na Região dos Açores

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este trabalho foi possível graças ao apoio do Município de Ponta Delgada, que gentilmente cedeu tintas e materiais de pintura.
Estamos muito gratos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa a vida nos Açores, a interação dos humanos com a Natureza, pela qual estão rodeados. Esta relação harmoniosa permite que existam bananas maravilhosas, o cultivo de deliciosos ananases, a existência de muitas abelhas, tão importantes para a polinização, que produzem o magnífico mel regional. As nossas vacas são felizes, vivem nos pastos ao ar livre e decoram a paisagem. Temos lindas e majestosas montanhas e o nosso solo e clima são generosos para nos fornecerem vinhos de qualidade. Sermos rodeados pelo oceano faz com que tenhamos diversos faróis, que guiam os nossos marinheiros.
Por sermos rodeados por mar, um meio de transporte muito importante é o aéreo, para que possamos chegar às restantes regiões do país e, também, às ilhas nossas vizinhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem é a junção de pormenores de três desenhos diferentes, selecionados de entre todos os desenhos realizados pelos alunos do 1.º Ciclo. A seleção prende-se com o facto de representar bastante bem aspetos da vida Região Autónoma dos Açores.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto foi proposto, pelos docentes, aos alunos das turmas do 1.º ao 4.º anos de escolaridade: Marta Pereira, Sara Medeiros, Mariana Andrade e Rodrigo Melo. Teve a colaboração preciosa da professora de apoio Diana Carreiro e das auxiliares de sala Cristiana Canário e Gabriela Machado na orientação das crianças no momento da aplicação prática do projeto na parede, estando sempre presentes para prestar a ajuda necessária e colaborar com os seus conhecimentos técnicos.
Inicialmente, cada criança fez um desenho numa folha A4, após conhecimento do contexto do desafio e do que era esperado. Posteriormente, houve uma seleção por votação e, de entre os mais votados, as pessoas envolvidas analisaram as possibilidades de juntar o contributo de mais do que uma criança, já que tinha havido empenho e dedicação para atingir este objetivo.
Com recurso a lápis de carvão, fizeram-se os esboços dos desenhos na parede e, de seguida, efetuaram-se as pinturas, com tintas e pincéis.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 6 e 10 anos .
As crianças, juntamente com cada um dos docentes, fizeram algumas pesquisas em sala de aula sobre os propósitos da ABAAE, do Programa Eco-Escolas e do que era pretendido com este Desafio. As crianças partilharam os seus conhecimentos e vivências sobre a Natureza dos Açores e como interagem com ela. Desta forma, inspiraram-se para as suas colaborações iniciais (desenhos) e, seguidamente, para a pintura na parede. Também ficaram muito felizes por colorir o recreio onde brincam e por estarem a passar esta mensagem em forma de desenho/pintura. O trabalho de equipa foi, igualmente, uma forma alegre e construtiva de se envolverem e, juntos, atingirem o belíssimo resultado final.