Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)
Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do mural representa um ecossistema marinho/aquático onde se consegue observar o contraste entre o oceano poluído e o oceano limpo e “saudável”. Na parte do oceano limpo, podemos visualizar os seguintes elementos: uma tartaruga, um polvo, estrelas-do-mar, um peixe e uma concha. Na parte do oceano poluído, podemos observar os seguintes elementos: um saco plástico; um búzio; um guarda-chuva, um plástico a asfixiar um peixe. Na zona de transição entre as duas partes, observamos uma baleia que se vai decompondo, à medida que entra na zona poluída.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A equipa do Eco-Escolas da ESF decidiu aproveitar os trabalhos realizados na atividade do poster Eco-Código e selecionou dois: um do 8.º E e outro do 8.º A. Depois fez-se a junção dos dois trabalhos através de uma ferramenta digital, o Photoshop. Para a realização deste trabalho a equipa contou com a colaboração de uma professora de Educação Visual.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1.º - Seleção dos desenhos para formar a imagem a pintar;
2.º - Utilização de Photoshop para a elaboração da imagem final;
3.º - Seleção do local para a execução da pintura;
4.º - Requisição dos materiais necessários (trinchas; pincéis; projetor);
5.º - Seleção dos alunos para a execução da atividade;
6.º - Pintura do mural.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade estiveram envolvidos alunos de 7.º, 8.º e 10.º anos, cujas idades estão compreendidas entre 12 e os 16 anos. Com o auxílio da equipa Eco-Escolas e da professora de Educação Visual, os alunos delinearam e coloriram as imagens.