Oeiras International School (Oeiras)
Parceiros:
O mural ilustra um sistema ecológico de mata ciliar, um ‘habitat’ que é muito visto pelos redores escolares, ou seja, um ‘habitat’ no qual um rio percorre uma área florestal. Este tipo de ecossistema possui alta biodiversidade e acolhe uma ampla gama de espécies, tanto de água quanto de terra.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural ilustra um sistema ecológico de mata ciliar, um habitat que é muito visto pelos redores escolares, ou seja, um habitat natural no qual um rio percorre uma áreaflorestal. Este tipo de ecossistema possui alta biodiversidade e acolhe uma ampla gama de espécies, tanto de água quanto de terra.
Componentes presentes na obra:
Rio: núcleo do mural, representa a água como origem da vida.
Pedras: distribuídas ao longo da beira do rio, conferindo textura e profundidade ao local.
Fauna terrestre: 2 raposas, dois coelhos, um ouriço, um veado, um guaxinim, três cobras e dois sapos, exemplificando os mamíferos, répteis e anfíbios comuns da floresta.
Seres aquáticos: peixes, duas tartarugas que habitam as águas e as margens do rio.
Insetos: duas borboletas, que colaboram na polinização das plantas, guerridae e libelinhas
Vegetação: arbustos, diversas flores, flor de lótus (no rio), vários cogumelos, ervas, vales ao longe.
Todos estes elementos foram selecionados para evidenciar a diversidade e o equilíbrio de um ecossistema saudável, especificamente qual identifica com o nosso sítio escolar, onde diversas espécies convivem e se relacionam entre si.
Além disso, quisemos sensibilizar a proteção da natureza, mostrando como a vida é diversa e bela quando os ecossistemas são preservados.
O estilo de desenho também foi bem pensado, sendo escolhido um tipo de arte mais colorida e infantil para que pudesse atrair os individuais mais novos, tendo um papel de inspiração mais aprofundado aos mais jovens.
Qual a razão da escolha desta imagem?
scolhemos representar este ecossistema porque ele mostra a interdependência entre os seres vivos e o ambiente. O rio é o centro do mural, simbolizando a água como elemento essencial à vida. Os animais e plantas ao redor demonstram como diferentes espécies vivem em harmonia, cada uma com o seu papel.
Além disso, quisemos sensibilizar a proteção da natureza, mostrando como a vida é diversa e bela quando os ecossistemas são preservados.
O estilo de desenho também foi bem pensado, sendo escolhido um tipo de arte mais colorida e infantil para que pudesse atrair os individuais mais novos, tendo um papel de inspiração mais aprofundado aos mais jovens.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1. Pesquisa inicial:
As alunas pesquisaram diferentes ecossistemas e selecionaram a floresta ribeirinha por ser visualmente rica e com muitos elementos possíveis de representar.
2. Planeamento da composição:
As alunas acabaram por desenhar o esboço da cena completa e decidiram juntas onde colocar o rio, os animais e a vegetação, e fizeram um rascunho mais detalhado. Este trve de ser aceite antes de começar o processo de pintura no muro.
3. Divisão de tarefas:
A Sophie tinha feito o esboço, mas a pintura do muro foi feita pela Enerel e a Sophie em conjunto, tendo pintado tudo juntas, desde a base até aos detalhes finais.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade e forma como envolvidos os alunos
Idade: 15
Nós fizemos a planificação da pintura, requisitamos os materiais à escola, limpamos a área perto do muro, tiramos a pintura que estava lá anteriormente, e pintamos.
Resumindo, nós (Sophie e Enerel) planificamos fazer esta pintura no muro da nossa escola (OIS) com o propósito de participar deste evento e mostrar que a nossa escola é sustentável. Demoramos aproximadamente um mês para pintar este muro, que representa o ecossistema não só dentro da nossa escola mas também na natureza.