Centro Escolar do Marco (Soure)
Parceiros:
Parcerias:
Junta de freguesia de Samuel
Câmara Municipal de Soure
Encarregados de educação e outros familiares.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa a diversidade e a beleza dos ecossistemas naturais, trazendo à tona a importância da preservação ambiental. Cada secção do muro retrata um ecossistema específico, ilustrado com seus elementos característicos:
Floresta - Elementos presentes: árvores autóctones, pássaros, insetos, cogumelos, e folhas caídas no solo. Representa a biodiversidade terrestre e o equilíbrio entre fauna e flora.
Horta - Elementos presentes: canteiros com alface, cenoura, abelhas polinizando flores, minhocas no solo. Reflete a interação entre o ser humano e a natureza por meio do cultivo sustentável de alimentos.
Oceano - Elementos presentes: peixes coloridos, algas,, e uma leve correnteza azul.
Mostra a riqueza da vida marinha e a necessidade de proteger os mares da poluição.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida por simbolizar a diversidade e a interdependência dos ecossistemas. Cada cena convida à reflexão sobre o papel de cada ser vivo na manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, ela promove a consciência ecológica e inspira ações sustentáveis desde o ambiente escolar até a comunidade.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural foi elaborado através de um processo colaborativo e educativo:
Pesquisa e aprendizagem, onde os alunos e professores pesquisaram os diferentes ecossistemas e os elementos característicos de cada um. Depois cada aluno das diferentes turmas fez o seu desenho.
Com base nas ideias e desenhos dos alunos, discutiu-se como unir os ecossistemas em uma única narrativa visual.
A pintura foi feita em etapas, envolvendo todas as turmas, encarregados de educação e outros familiares que foram convidados para participar na atividade.
Após a conclusão, foi feita uma apresentação para a comunidade escolar, explicando o significado de cada parte do mural.
O mural é, assim, não apenas uma obra de arte, mas também um projeto pedagógico interdisciplinar, que une arte, ciência e cidadania.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto tinham idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, abrangendo assim o 1.º ciclo do ensino básico.
Em sala de aula, os alunos aprenderam sobre os diferentes ecossistemas através de vídeos, leituras, debates e atividades lúdicas.
Cada turma criou desenhos individuais representando os elementos dos ecossistemas estudados.
Com a ajuda dos professores, foram escolhidos os elementos mais representativos para integrar o mural.