Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

mural principal realizado pelo3º ano

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Municipio de Vila nova de gaia
Centro de Apoio à familia (CAF)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema dos flamingos, também conhecidos como aves aquáticas, é caracterizado por zonas húmidas, como salinas, estuários, lagoas costeiras e lagos de água doce e salgada, frequentemente com águas pouco profundas. No caso da pintura ,representamos os flamingos em zona húmida, com lago de água doce.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na realização de visita de estudo ao Parque Ornitológico de Lourosa, o ecossistema dos flamingos foi o que mais motivou os alunos. Na observação das fotos tiradas a turma escolheu o habitat dos flamingos do parque referido.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pintura, que no início da sua planificação, foi planeada para que todas as turmas pintassem um espaço da parede do edifício da parede escolar, com um habitat escolhido pela turma. O grupo de alunos do prolongamento escolar (CAF) pintará o deserto; a turma do 2º ano o habitat marítimo com especial incidência nos golfinhos; a turma do 4º ano optou pelo habitat da savana; o 1º ano pelo habitat dos répteis. Dada a limitação do tempo e do material optamos, por enviar o trabalho do 3º ano, o habitat dos flamingos. Posteriormente, ao longo do próximo ano letivo, e com recolha de novos apoios, pintaremos toda a fachada frontal e lateral do edifício.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
7-9 anos