Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
Parceiros:
Não foram estabelecidas quaisquer parcerias com entidades externas.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
ECOSSISTEMA OCEÂNICO - FLORESTAS DE ALGAS MARINHAS (KELP)
As florestas de kelp, presentes em zonas temperadas do Oceano Atlântico, como as costas da América do Norte e da Europa Ocidental, sustentam ecossistemas complexos e altamente produtivos.
Produtores Primários
• Kelps (algas gigantes): Principais produtores de biomassa, responsáveis pela fotossíntese que sustenta a base da teia alimentar.
• Fitoplâncton: Microrganismos que também contribuem como produtores primários.
Consumidores primários(herbívoros)
• Ouriços do mar: alimentam-se diretamente do Kelp
• Tartarugas Adultas: herbívoras (algas e ervas marinhas)
• Caracóis marinhos e crustáceos herbívoros: Como pequenos camarões e caranguejos que consomem detritos de algas.
Consumidores Secundários (Pequenos predadores ou omnívoros)
• Peixes pequenos: Como bodiões e juvenis de espécies maiores, que se alimentam de pequenos crustáceos, moluscos e plâncton.
• Estrelas-do-mar: Predadores de invertebrados como mexilhões e ouriços-do-mar.
Consumidores terciários (predadores de médio porte)
• Peixes maiores: Como o robalo, que consome peixes menores e crustáceos.
• Polvos: Predadores oportunistas de peixes e invertebrados.
Superpredadores (topo da cadeia alimentar)
• Lontras-marinhas: Consomem ouriços-do-mar, ajudando a controlar sua população e protegendo o kelp do excesso de herbivoria.
• Tubarões: Como tubarões-leopardo, que predam peixes e, ocasionalmente, polvos ou outros animais de médio porte.
Decompositores
• Bactérias marinhas e fungos: Decompõem detritos de kelp e outros organismos mortos, reciclando nutrientes para o ecossistema.
• Detritívoros: Pequenos crustáceos e vermes marinhos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
Qual a razão da escolha desta imagem?
As razões da escolha da imagem, prende-se com o facto de os OCEANOS terem constituído a temática unificadora que serviu de base às atividades realizadas ao longo de todo o ano letivo. Foi o ano em que o agrupamento aderiu ao projeto “ Escola Azul”, o que constituiu o ponto de partida para a planificação de muitas das nossas atividades. O dia Eco-Escolas foi subordinado ao tema do Mar, em comemoração do Dia Nacional do Mar (16 de novembro) com múltiplas atividades de sensibilização para a importância da sustentabilidade dos Oceanos. Também participamos no Festival “ ONDA ZERO (by Lixarte) com um conjunto de painéis alusivos a espécies marinhas afetadas pela poluição dos oceanos e desenvolvemos atividades no âmbito do projeto “ Guardião do Oceano” e do desafio Eco-Escolas“ Brigada #MarVivo” . Aos alunos do 10ºano dos Cursos Científico-Humanísticos que frequentavam a disciplina de Biologia e Geologia, foi-lhes proposto desenvolverem um trabalho de projeto, envolvendo a construção de um “Site” (pode ser acedido aqui: https://sites.google.com/aeprosa.pt/oceanovivomundoativo/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 )
sobre a temática dos Oceanos, logo, nada melhor, do que eternizar este compromisso com o oceano através de um mural dedicado a um ecossistema oceânico, essencial para a sustentabilidade do planeta.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na planificação/execução desta pintura mural verificou -se uma intensa articulação curricular entre os alunos dos cursos Científico- Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Economia e Línguas e Humanidades (que frequentaram a disciplina de Biologia e Geologia) e Artes Visuais. Enquanto os primeiros estudaram o oceano e os seus ecossistemas, transmitindo esse saber através da criação de "sites", os segundos interiorizaram essa informação e criaramuma intervenção artística num muro exterior, tendo como eixo temático a "Cadeia Alimentar dos Oceanos". A obra é concebida segundo uma abordagem contemporânea, que cruza a estética da arte urbana com o elemento visual da linha, afastando-se deliberadamente da representação realista tradicional.
A execução técnica apoia-se na utilização de tintas acrílicas de exterior e tintas spray, aplicadas por camadas, com recurso a técnicas mistas que incluem pintura manual, traço livre e stencil. A composição é pensada em planos visuais interligados, estabelecendo uma leitura sequencial e simbólica dos diferentes níveis tróficos do ecossistema marinho — do fitoplâncton aos grandes predadores pelágicos.
Do ponto de vista formal, optou-se por uma estilização gráfica com ênfase na linha, enquanto elemento estruturante da imagem. As figuras marinhas são representadas de forma esquemática e simbólica, contornadas por linhas que formam texturas/padrões, evocando redes alimentares, fluxos de energia e o movimento orgânico do meio aquático. Esta escolha visa criar uma estética híbrida entre a arte urbana e a ilustração vetorial, com influência das linguagens do street art, line art e low-poly design.
A paleta cromática combina tons frios dominantes (azuis e verdes) com apontamentos de cores quentes (laranjas, rosas e castanhos) para criar contrastes rítmicos e pontos de foco visual. A composição aposta na saturação cromática e no uso de negativo/positivo para criar profundidade e hierarquia visual.
A proposta pretende ativar o espaço urbano como suporte de sensibilização ecológica e valorização estética, promovendo a reflexão sobre a interdependência dos seres vivos marinhos e os impactos das atividades humanas no equilíbrio da biodiversidade oceânica. A linguagem visual não literal, simbólica e abstrata, convida o observador a uma leitura aberta, simultaneamente estética e crítica.
Para o próximo ano letivo está prevista uma continuidade desta intervenção no restante muro, com o objetivo de gradualmente os alunos possam ir contribuindo para o embelezamento dos espaços exteriores da escola que já evidencia algum desgaste por força da antiguidade da sua construção (30 anos).
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidos alunos do 10ºAno com idades entre os 15-16 anos, através da articulação das atividades curriculares das disciplinas de Biologia e Geologia e Desenho.