Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
No âmbito do programa Eco-Escolas e, mais especificamente, do projeto "Muros com Vida", as parcerias com o Gabinete de Sensibilização Ambiental do Município e a Junta de Freguesia foram fundamentais para o sucesso e sustentabilidade da iniciativa.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema terrestre, mais concretamente um ecossistema de jardim ou floresta escolar, que reflete a biodiversidade existente no espaço exterior da escola.
Elementos do ecossistema presentes na pintura:
Componentes bióticos (seres vivos):
Animais: rã, caracóis, morcegos, aves, borboletas, minhocas, formigas, joaninhas.
Plantas: árvores, arbustos, flores e relva.
Componentes abióticos (não vivos):
Sol, água (representada num charco), solo, pedras (ou troncos caídos), ar (implícito pelo voo dos animais).
Esta pintura mostra como a natureza está presente e viva no ambiente escolar, destacando a importância da preservação da biodiversidade local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida porque representa a biodiversidade existente no espaço exterior da escola, mostrando como diferentes seres vivos - animais e plantas - convivem no mesmo ecossistema. A pintura destaca a importância de preservar a natureza e respeitar todos os elementos que fazem parte do ambiente escolar. Além disso, valoriza o contacto com a natureza e sensibiliza para a proteção do meio ambiente desde cedo.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural seguiu uma metodologia colaborativa e participativa. O processo iniciou-se com a exploração do tema da biodiversidade, através de atividades em sala de aula, como pesquisas, debates e observação direta do espaço exterior da escola. Depois, os alunos realizaram desenhos e esboços individuais sobre os seres vivos que observaram ou consideraram importantes para o ecossistema escolar. Em seguida, os trabalhos foram partilhados e combinados para criar um projeto coletivo. Com o apoio dos professores, os alunos participaram na pintura do mural, respeitando o desenho final e colaborando em equipa. Todo o processo promoveu a educação ambiental, a expressão artística e o trabalho cooperativo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto tinham idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, correspondentes ao 4.º ano de escolaridade. A sua participação foi ativa em todas as fases do trabalho: começaram por explorar o tema da biodiversidade nas aulas, através da observação do recreio e de conversas orientadas. Realizaram desenhos e partilharam ideias sobre os seres vivos presentes no espaço da escola. A partir desses contributos, foi elaborado um desenho coletivo, que serviu de base ao mural. Por fim, os alunos participaram diretamente na pintura do mural, colaborando em pequenos grupos e aplicando as suas ideias no espaço real, com o apoio dos professores. Esta experiência valorizou o trabalho em equipa, a criatividade e o respeito pela natureza.