Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Esta fotografia substitui a anterior uma vez que foi tirada mesmo agora.<br />
Sendo o mural muito grande, optamos por colocar a seguir, nas fotografias de detalhes, as várias secções do mural secções

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O desafio Eco Escolas, está enquadrado nas atividades do Clube Ciência Viva na Escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
É o ecossistema português, com alguns exemplares da fauna e flora características de Portugal.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Este mural representa a nossa biodiversidade.
Sensibiliza para a importância da sua preservação.
Apela à proteção do nosso ecossistema.
Motivou a comunidade escolar, visualmente, para questões que a todos dizem respeito.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Nas aulas de desenho A, o professor António carvalhal motivou os alunos do 12ºF, para a construção.
A turma realizou os estudos prévios, pintou o muro de branco, fez os esboços ao fim do dia, com ajuda de um projetor, delineou todas as figuras a preto e começaram a pintar.
Foi tão interessante o processo que, todos os dias, estava algum elemento da comunidade escolar, sem pertencer ao grupo responsável, a ajudar a pintar.
Foi gratificante ver o envolvimento de todos, numa construção que é para todos

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 17 e 18 anos, em termos médios, e pertencem ao curso de artes visuais.
Após a minha proposta, o professor de desenho A, começou trabalhar com os alunos, nas aulas.
Os alunos e o professor trabalharam voluntariamente fora do horário letivo.
A proposta conseguiu motivar e envolver os alunos que aderiram de uma forma incrível, superando todas as expectativas.