Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

totalidade da pintura - trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a concretização do presente projeto contamos com as parcerias da Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Santarém.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A escolha de um ecossistema marinho partiu da vontade das crianças, uma vez que, terminado um projeto sobre o quinto centenário de Luís de Camões, ficou mais viva a curiosidade de conhecer melhor o que há nesse mar tão cantado pelo poeta e atravessado por barcos, navios e caravelas.
Um ecossistema marinho qualifica ecossistemas aquáticos de água salgada, e essa realidade abre, à partida, muitas janelas inquiridoras nos olhos das crianças do pré-escolar.
Escolheu-se um dos muros do Jardim de Infância, precisamente por ele ser fisicamente de um tamanho irregular como a profundidade tão variável do oceano.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha de um ecossistema marinho partiu da vontade das crianças, uma vez que, terminado um projeto sobre o quinto centenário de Luís de Camões, ficou mais viva a curiosidade de conhecer melhor o que há nesse mar tão cantado pelo poeta e atravessado por barcos, navios e caravelas.
Um ecossistema marinho qualifica ecossistemas aquáticos de água salgada, e essa realidade abre, à partida, muitas janelas inquiridoras nos olhos das crianças do pré-escolar.
Escolheu-se um dos muros do Jardim de Infância, precisamente por ele ser fisicamente de um tamanho irregular como a profundidade tão variável do oceano.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Feita a pesquisa relativamente a esta temática, cada criança fez um registo pictográfico acerca do que gostaria de desenhar no muro do recreio. Numa segunda fase foi necessário o cruzamento de dados para que todos tivessem noção de que se trata de um trabalho em equipa cujo produto final será a sistematização do que individualmente foi planificado. O resultado variou entre algas, anémonas, medusas, corais, estrelas-do-mar, seres de fraca locomoção que se deixam transportar pelas
correntes marítimas. Mas, acima de tudo, uma infinidade de peixes coloridos de vários tamanhos e formas.
A dinâmica de trabalho contou sempre com algumas variáveis. Entre elas, a condição climatérica – o muro está exposto ao sol direto durante todo o tempo escolar, pelo que se tornou necessário compartimentar o processo em vários grupos de crianças e vários pequenos períodos, para que ninguém permanecesse ao sol demasiado tempo. Uma outra variável foi a participação das crianças das várias idades atribuindo a cada uma determinada tarefa.
Desta forma, coube às crianças mais novas, ainda com pouca coordenação da motricidade fina, a pintura da cor base do muro, aproveitando assim para que dessem largas aos seus gestos mais globais. Aos mais velhos foi atribuída a tarefa dos desenhos mais pequenos e específicos.
A concretização do projeto fez-se também em articulação com alguns alunos do primeiro ciclo que manifestaram vontade de acrescentar ao desenho um mergulhador explorando o fundo do mar, bem como a participação voluntária de adultos com o desejo de experienciar a magia da pintura.
Numa fase conclusiva, e passando para as crianças a realidade da poluição e consequente risco para a sobrevivência de qualquer ecossistema, operou-se ainda a reutilização de um grande número de tampas plásticas, criando o desenho de um barco que foi aplicado sobre o muro, preso à vedação.
Cientes de que cada projeto, no pré-escolar, pretende ser uma atividade integradora com fios condutores a outros projetos já vividos ou vindouros, a pintura do muro culminou com um verso muito repetido pelas crianças durante este ano letivo

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos envolvidos são compreendidas entre os 3 e os 7 anos.