Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura no posto de transformação elétrica localizado na proximidade do charco, no interior da escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Paços de Ferreira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura encontra-se na fachada de um posto de transformação elétrica localizado no interior da escola, nas proximidades do charco. A obra apresenta uma reprodução estilizada de um ecossistema de água doce, rodeado por vegetação terrestre, conjugando elementos característicos tanto do meio aquático como terrestre.
O conjunto artístico recorre a formas geométricas e cores vivas, evocando a estética do origami, para ilustrar diversos seres vivos e componentes naturais, destacando-se pela sua vertente pedagógica e estética. A pintura evidencia a riqueza e diversidade da fauna e flora associadas a este tipo de habitat.
Os seres vivos aquáticos representados são os peixes em tons de laranja com detalhes brancos, nadando num fundo azul que simboliza a água. Os nenúfares flutuantes estão representados por folhas aquáticas de forma circular, em tons de verde com recortes brancos.
A ave branca com pescoço alongado, possivelmente alusiva a um cisne ou a uma garça, aves frequentemente associadas a charcos e zonas húmidas. Uma segunda ave, de cor laranja e com o pescoço curvado, posicionada como se estivesse a alimentar-se junto à água. Esta figura poderá evocar, de forma estilizada, aves limícolas ou aquáticas como o flamingo. A sua representação reforça a diversidade ornitológica típica deste tipo de ecossistema.
Os Insetos voadores, duas figuras de grande dimensão, com corpo escuro e asas transparentes, identificáveis como libélulas, espécie indicadora da qualidade dos ecossistemas de água doce.
Na parte superior da estrutura, surge uma sequência de árvores estilizadas, com troncos castanhos e copas triangulares verdes, que remetem para a vegetação envolvente do charco.
Esta intervenção artística, para além de valorizar visualmente o espaço escolar, desempenha também uma função educativa, ao promover a observação e o reconhecimento da biodiversidade local, reforçando a ligação entre a escola e o meio natural envolvente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A pintura foi concebida com o intuito de valorizar o charco existente no recinto escolar, enquanto ecossistema de água doce com relevante diversidade biológica e, ao mesmo tempo, embelezar as paredes do posto de transformação elétrica. Através de uma linguagem visual estilizada, a obra representa algumas das espécies associadas a este habitat, promovendo a sensibilização da comunidade educativa para a importância da conservação da natureza e para o papel dos espaços exteriores na educação ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural resultou de um trabalho colaborativo desenvolvido pelos alunos das turmas de Artes do 11.º e 12.º anos, no âmbito do estudo dos ecossistemas. Ao longo do processo, os alunos realizaram um conjunto de investigações e produções gráficas sobre diferentes habitats naturais, explorando a sua biodiversidade e as relações entre os diversos elementos que os compõem.
A pintura final foi concebida a partir da compilação e seleção de elementos gráficos extraídos dos trabalhos dos alunos, integrando de forma harmoniosa diversas representações de espécies animais e vegetais. Esta abordagem permitiu valorizar a expressão individual de cada aluno, ao mesmo tempo que promoveu uma criação coletiva com forte componente pedagógica e ambiental.
O mural representa, assim, a síntese de um percurso de aprendizagem interdisciplinar, associando as Artes Visuais às Ciências Naturais, e tem como propósito sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade, com especial destaque para o charco existente na escola enquanto exemplo concreto de um ecossistema de água doce.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
16-18 anos.