Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura total

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Redondo

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural da escola representa um palhaço (baseado na pintura de Picasso) observando a natureza e a paisagem alentejana à sua frente. A escola encontra-se localizada num meio rural, onde o espaço de recreio da escola está virado para o campo e para um parque ambiental existente junto a esta. A expressão do palhaço é de profunda contemplação, como se estivesse a refletir sobre a beleza da natureza e sobre o ecossistema do Alentejo, que aqui é caraterizado principalmente pelo montado.
As mãos pintadas representam a comunicação e a sensibilização das crianças, professores e assistentes operacionais para que toda a comunidade educativa valorize a importância para o respeito e preservação do meio ambiente. A pintura é uma representação da relação entre o ser humano e a natureza.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida porque o palhaço está associado à alegria, à diversão e principalmente ao Carnaval por ser uma efeméride vivida com muito entusiasmo pelas crianças e comunidade educativa em geral, nesta localidade. A pintura de Picasso-"Palhaço" foi escolhida para que as crianças do pré-escolar e os alunos das turmas de 1º ciclo, tivessem a oportunidade de conhecer um pintor famoso e de reproduzirem essa mesma pintura como verdadeiros artistas. Com o surgimento do projeto: "Muros com vida", foi proposto aos alunos ideias para a realização do mural, no qual todos decidiram fazer o palhaço para colorir a parede da escola, que está virada para a paisagem alentejana.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
- A atividade foi realizada em articulação com a sala de pré-escolar e as turmas de 1º ciclo do Centro Escolar de Montoito.
Fases da atividade:
1- Reprodução da pintura de Picasso: “Palhaço”, pelas crianças do pré-escolar e dos alunos das turmas de 1º ciclo, numa folha A4 com marcadores.
2- Escolha de um desenho para ser reproduzido e aumentado na parede.
3- Desenho do palhaço na parede com lápis de carvão.
4- Pintura do palhaço com a colaboração de todos os alunos da escola.
5- Pintura das mãos dos alunos/educadora/professoras/assistentes operacionais no lado direito e esquerdo do palhaço.
6- Pintura do logotipo do projeto Eco-Escolas após a pintura concluída.
A atividade foi orientada pela educadora de infância e professoras de 1º ciclo, com a participação das crianças, em pequenos grupos dos alunos do grupo de pré-escolar, e das turmas de 1º ciclo do 1º/2º ano e do 3º/4º ano.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram todos os 51 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. As crianças foram envolvidas em todas as fases do projeto o que proporcionou momentos de grande entusiasmo, motivação e alegria na execução da pintura e que culminou num trabalho de equipa entre pré-escolar e 1º ciclo, muito enriquecedor e positivo para todos os participantes e comunidade educativa.