Escola EB Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)
Parceiros:
Trabalho conjunto com a Junta de Freguesia, Câmara Municipal, alunos do 4º ano Encarregados de Educação do 4ºano.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura do muro estão presentes o ecossistema aquático, terrestre e aéreo. Com a finalidade de representar a biodiversidade.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Teve como intuito, demostrar a necessidade da preservação ecológica e os habitats. Demostrar o correlação entre os ecossistemas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No decorrer, do ano letivo foi desenvolvido com os alunos os diferentes conceitos: habitat, ecossistema, biodiversidade, sustentabilidade, preservação ambiental, interligação ecológica e ecologia.
Exposição de medidas e atitudes para uma promoção da responsabilidade individual e coletiva.
Reflexão critica sobre a importância da preservação e da sustentabilidade.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do 4ºano, com idades compreendidas, entre os 9 e 10 anos. Participaram ativamente em todo processo de construção tanto do esboço, bem como, da elaboração (processo de construção) do muro.
O muro contabilizou com 42 metros.