Externato da Quintinha (Loures)
Parceiros:
Parceria com famílias-comunidade escolar
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural de grafíti presente na nossa escola é uma vibrante expressão artística que celebra a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. Através de cores alegres e cenas envolventes, a pintura retrata um ecossistema onde a biodiversidade floresce e a educação se entrelaça com a natureza.
No centro da composição, observamos crianças sorridentes, rodeadas por livros, simbolizando a ligação entre o conhecimento e a consciência ecológica. As crianças interagem com o meio envolvente de forma respeitosa e alegre, reforçando o papel da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e ativos.
Espalhados pelo mural, diversos elementos da fauna e da flora local dão vida ao cenário: abelhas e joaninhas ziguezagueiam entre flores coloridas, destacando a importância dos polinizadores e dos insetos benéficos no equilíbrio natural. Pássaros voam entre árvores frondosas, enquanto um lago sereno e pedras naturais compõem o ambiente físico, evocando tranquilidade e o valor dos recursos hídricos e geológicos.
Cada elemento retratado contribui para a construção de um ecossistema sustentável e acolhedor, onde o ser humano coexiste em respeito com os demais seres vivos. O grafitti é mais do que arte urbana — é uma ferramenta de sensibilização, que convida todos os que o observam a refletirem sobre o papel de cada um na proteção do planeta.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão desta imagem é porque a mesma representa valores significativos, tais como, sustentabilidade, educação e ação positiva.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural na nossa escola foi fruto de um processo colaborativo, educativo e artístico, envolvendo alunos, professores e elementos da comunidade escolar. O principal objetivo foi promover a consciência ambiental, valorizando a expressão artística como forma de sensibilização
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do 1.º ciclo, ainda que não tenham participado de forma muito ativa na execução do mural, estiveram em contacto próximo e significativo com o projeto, acompanhando o seu desenvolvimento com interesse, curiosidade e entusiasmo.
A sua observação atenta e interesse ao longo do processo criativo foram essenciais para fortalecer a mensagem transmitida pela obra.
Ao explorarem os elementos do mural em contexto pedagógico, seja através de conversas em sala, desenhos inspirados ou reflexões orientadas, os alunos demonstraram uma compreensão genuína dos valores ecológicos e sociais representados.
O mural tornou-se, assim, uma referência visual marcante dentro da escola, motivando comportamentos mais conscientes e valorizando a educação ambiental de forma acessível e significativa para os mais novos.