Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Desenho vencedor, onde estão presentes alguns elementos. como  o rio, dada a importância que este tem nas vidas dos habitantes deste concelho e a relevância para as crianças.

Totalidade da pintura:

Mural concluído.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Neste desafio, tivemos a colaboração da Autarquia na preparação da parede e na aquisição dos materiais necessários - tintas e pincéis.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do mural apresenta aspetos do Concelho de Ferreira do Zêzere É uma paisagem florestal, atravessada pelo Rio Zêzere, onde os alunos se refrescam e divertem. Temos então presente os elementos água e serra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida foi sujeita a votação pelos alunos da turma, chegando-se ao consenso que seria pertinente representar algumas das características do concelho.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Depois de lido o regulamento do desafio, motivaram-se os alunos da turma AR4 para a elaboração de uma paisagem natural onde aparecessem os elementos mais característicos do concelho. A imagem escolhida foi sujeita a votação pelos alunos da turma.
Foi feita uma chuva de ideias, seguido de um croqui, registado em papel na sala de aula e transferido posteriormente para a parede/mural. Este mural foi elaborado por grupos de trabalho, tendo sido dividida a parede em partes que cada grupo foi responsável por elaborara tendo em vista o trabalho a que se propuseram.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O desafio foi proposto inicialmente pela coordenadora do projeto Eco-Escolas e depois pelo professor da turma.
Os alunos têm entre 9 e 10 anos e são de 4º ano.
Inicialmente foi feito um trabalho em grande grupo/turma, seguido de um trabalho individual que progrediu em pequenos grupos. O trabalho foi concluído em conjunto, com todos os elementos a participarem ativamente.