Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Um muro com uma n ova Vida

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema e respetivos elementos presentes na pintura representam um meio ambiente (um vale) onde seres vivos e não vivos interagem como uma unidade (balões de ar quente; arco-íris; nuvens; riacho; plantas; prado).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem foi o resultado das aulas de estudo do meio onde se abordaram temas como a poluição do ar; energias renováveis e experiências com ar. Nesta última os alunos verificaram que o ar quente sobe e daí resultaram alguns exemplos, tais como os balões de ar quente, presentes na imagem.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após as aulas de estudo do , os alunos na aula de expressão artística desenharam sobre o tema escolhido, elegeram o que consideraram o mais adequado e posteriormente passaram o desenho para o muro. Iniciaram a pintura e trabalharam sempre em grupo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São alunos do 2ºano, com idades entre os 7 e os 8 anos. Foi muito fácil envolver os alunos para estas atividades artísticas porque têm interesse por estes temas e estão predispostos a este tipo de trabalho: artístico e exterior à sala de aula.