Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro pintado dentro da escola.

Fotografias de detalhes:

Imagem do muro pintado.

Parceiros:
Câmara Municipal de Leiria;
Centro de Interpretação Ambiental de Leiria;
professora Joana Crespo, técnica de Atividade Lúdico-Expressiva.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A turma envolvida neste projeto é a turma 1MRO5 (3.º ano) do Centro Escolar de Monte Redondo, com 20 alunos.
Assistiram a um workshop dinamizado pelo Engenheiro Pedro Figueiredo do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, que apresentou a cegonha-branca e o seu ecossistema.
Os alunos aprenderam sobre o habitat da cegonha-branca, nomeadamente: habitat, alimentação e reprodução. Aprenderam também a desenhar a cegonha-branca.
Relativamente ao ecossistema, a cegonha-branca vive num ecossistema rico e diversificado, onde interage com vários elementos naturais e seres vivos. Alguns dos principais componentes do seu ecossistema são: o habitat - a cegonha-branca prefere áreas abertas, como zonas húmidas, campos agrícolas, pastagens e até áreas urbanas onde constroi ninhos em estruturas artificiais; a alimentação - é uma ave carnívora que se alimenta de insetos, peixes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos e aves; os predadores - os adultos raramente são predados devido ao seu tamanho, mas os ovos e filhotes podem ser alvo de corvos, raposas e outros predadores; migração - é uma espécie migratória de longa distância, viajando entre a Europa e África para evitar atravessar grandes massas de água, pois depende de correntes térmicas para voar; interação com humanos - a cegonha-branca aceita bem a presença humana e frequentemente constroi ninhos em postes, telhados e outras estruturas artificiais.
Na imagemexitem:
Árvores (habitat), ninhos com e sem ovos, cegonhas filhotes, cegonhas adultas a voar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos preferiram desenhar e posteriormente pintar esta imagem, pois é o habitat que conhecem da sua área de residência, as cegonhas fazem os ninhos em árvores altas e de grande porte, perto de uma zona húmida (riacho). Também estão habituados a ver as cegonhas a sobrevoar os céus. Por outro lado, quando chega a primavera, vêm algumas cegonhas no ninho que nasceram há poucos dias.
Quiseram, desta forma, ilustrar a imagem que conhecem da sua realidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pintura de um mural numa escola envolve várias etapas para garantir um resultado duradouro e visualmente impactante.
Assim, inicialmente os alunos assistiram ao workshop sobre a cegonha-branca, para conhecerem melhor o seu ecossistema; depois definiram o tema do mural - o ecossistema da cegonha-branca - e logo após criaram esboços e escolheram as cores e materiais adequados; posteriormente limparam e prepararam a parede; com a ajuda da professora Joana, usaram técnicas como projeção grande e desenho direto para passar o esboço para a parede; logo a seguir aplicaram as cores, começando pelas áreas maiores e depois adicionando detalhes e sombreamento; por fim, protegeram o mural com verniz para aumentar sua durabilidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A turma é constituída por 20 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos.
Incluir os alunos na criação do mural sobre o ecossistema da cegonha-branca foi sem dúvida uma experiência educativa e envolvente. Os alunos foram convidados a explorar, investigar e pesquisar sobre o ecossistema da cegonha-branca. Desta forma, incentivaram-se os alunos a investigar o ecossistema da cegonha-branca, os seus hábitos, alimentação e habitat; organizou-se um concurso de esboços, onde os alunos desenharam possíveis conceitos para o mural; promoveram-se conversas sobre a importância da biodiversidade e conservação das aves migratórias; e realizou-se um workshops sobre a cegonha-branca, onde os alunos aprenderam a desenhar cegonhas.