Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Os alunos fazem a pintura no muro da escola, no espaço do recinto escolar.

Totalidade da pintura:

Pintura finalizada.

Fotografias de detalhes:

As crianças do pré-escolar  evidenciam empenho, gosto e dedicação na pintura do muro.

Parceiros:
A escola contou com a colaboração da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associação de Pais da Escola. Forneceram os materiais necessários: tintas, rolo de pintura, trincha, pincéis de vários tamanhos, bandeja para colocar a tinta, panos de limpeza, cartão, esponjas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O muro onde se realizou a pintura fica junto ao portão de entrada do espaço escolar, na parte interior do recinto.
A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-Escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores” e representa um ecossistema terrestre.
Os elementos representados foram aqueles que ouviram falar que um dia ali existiram, como o caso do esquilo e pequenos arbustos e flores. Os outros são elementos que ainda hoje se podem encontrar por ali, formigas, libelinha, lagartixa e borboleta.
Iniciaram-se os trabalhos com o primário e depois com tinta branca. De seguida foram marcados os desenhos que depois foram preenchidos pelos alunos e uma funcionária deu uns toques finais, pois tem um certo jeito para este tipo de trabalhos.
O desenho representa uma zona verde com flores e alguns animais.
Foi um trabalho projetado e concretizado por toda a comunidade educativa, um trabalho de equipa.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida pelos alunos/crianças depois de terem ouvido falar sobre como era o espaço escolar há uns anos atrás. Naquele lugar existiu uma zona verde com flores, arbustos pequenos e um carvalho de grande porte. Nesta árvore era possível ver pequenos esquilos.
Quando a escola entrou em obras no lugar do carvalho surgiu o muro e um portão a vedar o recinto escolar. Os esquilos desapareceram e nunca mais foram vistos.
Então os alunos tiveram a ideia de pintar aquele muro com elementos representativos daquela altura.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os trabalhos começaram com a lavagem do muro e para isso tivemos a ajuda do Sr. Presidente da Junta de Freguesia que nos emprestou a máquina. A seguir foi a vez da Câmara Municipal colaborar com o fornecimento das tintas.
Em reunião de grupo foi debatido o tipo de ecossistema que se iria representar – os elementos a colocar e o local, tendo em conta o espaço disponível.
Depois de toda esta logística deu-se início ao processo de pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Toda a comunidade educativa foi envolvida, desde a escolha do ecossistema, elaboração do respetivo desenho e execução do mesmo. As várias etapas da pintura realizaram-se durante a semana de 9 a 13 de junho.
As crianças do Pré-escolar têm idades compreendidas entre os três e os cinco anos e do 1.º ciclo as idades vão desde os 6 anos aos 9 anos.