Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
Parceiros:
Município de Ovar- Divisão do Ambiente
Eco Centro
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é um ecossistema de água doce, rodeado por vegetação terrestre, que é o existente no nosso Parque Urbano. Situado nas margens do Rio Cáster que atravessa a cidade de Ovar é caracterizado por uma abundante biodiversidade. Neste ecossistema podemos destacar vários medronheiros, salgueiros, pinheiros e carvalhos que se misturam com elementos mais exóticos como os aceres e as magnólias. A vegetação mais rasteira inclui azálias, rosmaninhos e alfazemas que se misturam com várias plantas campestres que servem de abrigo e alimento a vários insetos, anfíbios e aves. Fazem também parte deste ecossistema vários mamíferos como o burro que lá pasta, toupeiras, gatos e ratos.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem prende-se com a importância da preservação do património ambiental da nossa região, com a manutenção dos espaços verdes, cada vez mais raros e que desempenham um papel crucial na regulação do clima, na conservação da biodiversidade e no aumento do bem-estar de todos que nela habitam. A relação da imagem bucólica com elementos relacionados com o Basquete (devido à proximidade com o campo) referem a prática do desporto como condição essencial para o nosso bem-estar e levam-nos para um mundo imaginário onde os animais também o praticam e se divertem ao fazê-lo.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto iniciou-se com um convite da Câmara Municipal de Ovar- Divisão do Ambiente para pintarmos a parede do armazém que dá apoio ao campo de Basquete, situado no Parque Urbano da cidade, e que, constantemente, é vandalizado com pichagens várias. Na disciplina de Educação Visual (8º e 9º ano) e no Clube de Artes e Multimédia foi realizado um estudo prévio de pesquisa de imagens e de desenho de observação de algumas das espécies que habitam o Parque Urbano da nossa cidade. Com base nas recolhas feitas e num trabalho colaborativo trocaram-se ideias sobre quais os animais e plantas a colocar na pintura mural e elaborou-se a composição visual final. A pintura iniciou-se com a realização da ampliação dos vários desenhos diretamente na parede, dando-se posteriormente início às várias fazes da pintura. A fase de desenho e pintura foi realizada em cinco momentos, com alunos de turmas diferentes (conforme o horário escolar), o que fez com que várias vezes fosse necessário reformular e/ou retocar partes do mural.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. O desafio foi apresentado pelos professores de Educação Visual que sensibilizaram os alunos para a necessidade da preservação das instalações, da fauna e da flora existente no Parque Urbano, salientando que este é o “Pulmão da Natureza” no centro da cidade. A ideia de irem pintar o mural foi muito bem recebida, por parte dos alunos, que colaboraram com muito empenho.