Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)
Parceiros:
Tivemos a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras e de alguns encarregados de educação no fornecimento de tintas para o efeito.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema: animais; plantas; oceano; Planeta Terra; sol; Água; luz; energia eólica e a atmosfera.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida após a audição da canção "Proteger a Natureza", da visualização de um vídeo que mostra a importância da reciclagem para evitar a sobrecarga dos aterros sanitários, consequentemente a poluição do ambiente à sua volta e de um diálogo com as crianças sobre como podemos preservar a Natureza e o Planeta Terra.
Após tudo isto foi pedido às crianças que fizessem a representação icónica daquilo que viram e aprenderam. A partir dos seus desenhos foi elaborado o grande desenho para os muros.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No contexto do Eco-Escolas, os muros com vida são ferramentas pedagógicas poderosas, alinhadas aos objetivos da “Educação para a Sustentabilidade”. Nesse sentido abordamos uma aprendizagem prática e experimental. Os alunos puderam participar ativamente na conceção e decoração do muro com vida. Isso proporcionou uma aprendizagem "mão na massa", conectando-os diretamente com os ciclos da natureza, o cultivo de plantas e os desafios ambientais.
Com esta atividade fomentamos a “Sensibilização Ambiental” com a presença visível de um ecossistema no dia a dia da escola, o que promoveu um aumento da consciência e a sensibilidade dos alunos para questões ambientais como a biodiversidade e a poluição. Transforma conceitos abstratos em conceitos ecológicos e realidades tangíveis.
Este projeto promoveu o desenvolvimento de competências em diversas áreas, desde a biologia e ecologia, arte, trabalho em equipa, resolução de problemas e responsabilidade cívica. Desenvolvendo e promovendo uma abordagem holística e integrada do conhecimento.
Promoveu ainda Estilos de Vida Sustentáveis, ao vivenciarem os benefícios e o processo de criação de um espaço verde. Os alunos foram incentivados a adotar hábitos mais sustentáveis e a valorizar a natureza no seu quotidiano.
A conexão com a Natureza e Bem-Estar, o contacto com espaços verdes, demonstrou melhorar o bem-estar psicológico, reduzir o stress e aumentar a capacidade de concentração das crianças. Um muro com vida enriquece o ambiente escolar, tornando-o mais agradável e saudável para alunos, professores e toda a comunidade envolvente.
Em suma, a fundamentação teórica dos "Muros com Vida" em Eco-Escolas assenta na premissa de que a integração da natureza no ambiente construído, de forma consciente e educativa, é um caminho eficaz para promover a sustentabilidade, formar cidadãos ambientalmente responsáveis e criar espaços de aprendizagem mais ricos e saudáveis.
Os "Muros com Vida" representam uma materialização prática dos
princípios orientadores do Eco-Escolas.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os três e os dez anos.