Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1/JI do Paço (Valongo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura destacam-se três ecossistemas: bosques, matos e matagais.
Como elementos dos bosques temos a salamandra de pintas amarelas, o carvalho, o melro e a silva;
Como elementos dos matos temos o tojo-comum, a aranha-lobo, a urze-roxa, a carqueja, a borboleta cauda de andorinha e a joaninha de sete pintas;
Como elementos dos matagais temos o pinheiro-bravo e o medronheiro;

Qual a razão da escolha desta imagem?
Com o objetivo primordial de alertar para a preservação e proteção da biodiversidade existente nas serras da nossa região (serras de Santa Justa e Pias), destacamos diferentes elementos, relativos aos três ecossistemas. Cada elemento está representado dentro de um círculo amarelo, que simboliza o sol como fonte de energia, fonte de luz e calor para o desenvolvimento e sobrevivência das espécies. Poderá representar também uma lupa, na medida em que cada elemento representado, está amplificado. Há também círculos e semicírculos coloridos que representam a restante biodiversidade como tela colorida, símbolo de vida. Uma das finalidades do mural era também, tornar a nossa escola mais viva e mais alegre.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Em reunião do Conselho Eco Escola, ficou decidido que iriamos representar um mural/pintura baseada nos ecossistemas da região, nomeadamente, ecossistemas que envolvem o ambiente em que a escola está inserida. Através da observação e diálogo, verificou-se que havia anomalias na identificação das espécies. Então, sentiu-se a necessidade de representar as espécies e identificá-las para que num futuro próximo, os/as alunos/as consigam reconhece-las, de forma autónoma. Com a cooperação dos pais/encarregados de educação, começamos por lavar os muros. Com o contributo da Câmara Municipal, pintamos os muros de branco. Depois, com alguma criatividade, idealizamos o nosso mural com os ecossistemas: bosques, matos e matagais, colocando mãos à obra. Começamos por desenhar círculos e, em cada círculo um elemento representativo dos ecossistemas. A CMV disponibilizou tintas, pinceis e fita adesiva, Colocou-se fita para delinear os limites de pintura e, com grande empenho e responsabilidade, cada aluno/a cooperou com entusiasmo na pintura do mural. Os adultos dedicaram-se à pintura mais pormenorizada, de forma a ser o mais realista possível.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na elaboração do mural foram envolvidos alunos/as do pré-escolar e 1ºCiclo, dos 3 aos 10 anos, em grupos pequenos até quatro elementos, de cada vez.