Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho concluído

Fotografias de detalhes:

Pintura/desenho de detalhes

Parceiros:
Junta de Freguesia do Turcifal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As abelhas têm um papel primordial na agricultura e na vida do planeta, pois garantem a reprodução das plantas a partir da polinização. Para além da questão supracitada, os alunos referiram ainda a importância das “primas” das abelhas, forma como os mesmos, identificaram as formigas pois também elas possibilitam a propagação das sementes das plantas, permitindo a continuidade de muitas espécies de plantas.
Podemos por isso, observar no muro, as abelhas e as formigas, em maior destaque, assim como os elementos necessários ao correto funcionamento do ecossistema, tais como, o Sol e a água. Identificamos ainda animais como: a toupeira, o ouriço-cacheiro, o cuco, os bichos da conta, as borboletas, as joaninhas e os peixes; flores; árvores e frutos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Estando a nossa escola situada num meio rural, localidade/freguesia do Turcifal, concelho de Torres Vedras e distrito de Lisboa, este foi o ponto de partida para a escolha de um ecossistema terrestre, a partir do qual os alunos desenvolveram o seu trabalho de projeto.
A principal preocupação do grupo/turma, foi o desaparecimento a um ritmo alarmante de muitas espécies de abelhas e que por isso, estão em vias de extinção.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na pintura do muro, numa primeira fase, os alunos desenharam a lápis de carvão os desenhos que tinham sido escolhidos.
Numa segunda fase, os alunos iniciaram a pintura com tintas específicas e deram algumas sugestões relativamente às cores e aos pormenores que poderiam ser acrescentados.
O desenho, no muro, foi pintado com a participação de todos os alunos da turma, em grupos, onde a partilha e os momentos de diversão foram uma constante.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Em grupos de trabalhos, os alunos da turma CB34 (3.º e 4.º ano), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, desenharam os seus projetos que posteriormente foram debatidos e chegaram ao objetivo final: o muro da nossa escola, juntando elementos de todos eles.