Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Tapeus (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema florestal.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal - cedência de tintas e material de pintura.
Junta de Freguesia - pintura do primário.
Famílias - colaboração nas pinturas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa uma ecossistema florestal com os seus diferentes componentes de flora e fauna.
Pretende ainda mostrar as relações bióticas que se estabelecem entre os diferentes seres vivos desse tipo de ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escola fica próxima de manchas florestais antigas que são, muitas vezes, usadas pedagogicamente pelos nossos alunos. Procurou-se aproveitar os trabalhos que foram sendo desenvolvidos para ilustrar os nossos muros e sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade da sua preservação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos trabalharam o tema das florestas e a partir daí nasceu uma discussão sobre o que podia constar da pintura do nosso muro.
Foram nascendo ideias que foram sendo pouco a pouco completadas até termos um esboço do resultado final.
Solicitou-se o apoio da CMS e JF para tintas e materiais de pintura. A comunidade educativa foi convidada a participar na pintura.
Finalmente executámos o nosso projeto e o resultado ficou espetacular.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 3 e os 10 anos.
Os alunos estiveram sempre envolvidos, primeiro estudando as florestas, depois propondo ideias para o desenho e, finalmente, fazendo as pinturas.